Jogos Cooperativos

Páginas: 6 (1288 palavras) Publicado: 21 de novembro de 2013
Jogos cooperativos:

Historia

Para Orlick (1989) os Jogos Cooperativos surgiram a milhares de anos atrás, quando os membros das comunidades tribais se uniram para celebrar a vida. Alguns povos ancestrais e mesmo índios norte-americanos e brasileiros tinham um modo de vida cooperativo.
Conclui-se que os Jogos Cooperativos de forma consciente ou inconsciente, sempre existiram, faltavamsistematizá-los para fins educativos.
Sua sistematização ocorreu por volta dos anos 50 nos Estados Unidos, por meio de experiências pioneiras de Ted Lentz e dai expandiu-se para vários países.
De acordo com Brotto (2001, p.45)
Os Jogos Cooperativos surgiram da preocupação com a excessiva valorização dada ao individualismo e à competição exacerbada, na sociedade moderna, maisespecificamente, na cultura ocidental. Considerada como um valor natural e normal na sociedade humana, a competição tem sido adotada como uma regra em praticamente todos os setores da vida social. Temos competido em lugares, com pessoas e em momentos que não precisaríamos, e muito menos, deveríamos. Temos agido assim como se essa fosse a única opção.

Conceito e objetivo
Brotto (2001) afirmaque um dos objetivos principais dos Jogos Cooperativos é gerar a harmonia nas diferenças, pois ao se respeitar os limites do outro, superamos a barreira do individualismo e nos conscientizamos de que é possível viver bem com as divergências.
“Na escola, é preciso resgatar os valores que privilegiam o coletivo sobre o individual, defendem o compromisso da solidariedade e respeitohumano, a compreensão de que jogo se faz “a dois”, e de que é diferente jogar “com” o companheiro e jogar “contra” o adversário”
(COLETIVO DE AUTORES, 1992, p. 71).
Considerando uma sociedade cuja vida cotidiana se explica pelas relações de competição (compete-se na rua, no trabalho, nos espaços de recreação, na educação...), onde se desenvolveu uma visão fragmentária do mundo,segundo o qual não podemos assumir nossas vidas como sendo comum, nossos problemas como sociais, nossas tristezas como coletivas.
Os jogos cooperativos apresentam-se como uma possibilidade subjetiva que permite a experiência de sentir que a felicidade, a alegria e o prazer podem existir sem que precise ser derrotado o outro; uma possibilidade que elimina o binômioganhadores-perdedores com o qual rotulam nossa vida (BARREIRA apud BROWN 1994).
Englobando os princípios do jogar, o jogo cooperativo apresenta-se por Brown (1994),
“... como a participação de todos, sem que alguém fique excluído...” , onde o objetivo e a diversão estão centrados a metas coletivas e não individuais. Para o referido autor a experiência do jogo cooperativo,acontece através do riso compartilhado.

JOGOS COOPERATIVOS possuem no seu âmago de desenvolvimento a COOPERAÇÃO.
São atividades de compartilhar, unir pessoas, despertar a coragem para assumir riscos com pouca preocupação com o fracasso e o sucesso em si mesmos. Os jogos cooperativos reforçam a confiança em si mesmo e nos outros, propiciando uma participação autêntica, fazendo com que o ganhare o perder sejam, apenas, referências para o crescimento pessoal e coletivo.
Através dos jogos cooperativos, crianças e adolescentes “descobrem” outras possibilidades: regras, aprendizagem e educação, a ajuda, a solidariedade, a compreensão, o lúdico. A disputa e a competição podem ser confrontadas, abrindo-se uma possibilidade de inserção da
COOPERAÇÃO – ONDE TODOS GANHAM.
A UNESCO colocacomo alguns dos valores essenciais para a paz e a convivência ecológica entre as pessoas: respeitar a vida, rejeitar a violência, ser generoso, escutar para compreender, preservar o planeta, redescobrir a solidariedade. Esses e outros valores como: união, amor, colaboração, bondade, paz, responsabilidade, organização, inclusão ética, são trabalhados através das VIVÊNCIAS COOPERATIVAS.
Os JOGOS...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Jogos cooperativos
  • Jogos cooperativos
  • Jogos cooperativos
  • Jogos cooperativos
  • Jogos cooperativos
  • jogo cooperativo
  • Jogos cooperativos
  • Jogos Cooperativos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!