jnbjb

1454 palavras 6 páginas
CAP 7 – ARRANJO FÍSICO E FLUXO

 Preocupa-se com a localização física dos recursos de transformação.

 É aquilo que a maioria de nós notaria em primeiro lugar quando entrasse pela primeira vez em uma unidade de operação.

 Determina a maneira segundo a qual os recursos transformados – materiais, informação e clientes – fluem através da operação.

Procedimento de arranjo físico

 Razões práticas pelas quais as decisões de arranjo físico são importantes na maioria dos tipos de produção.

Arranjo físico é freqüentemente uma atividade difícil e de longa duração devido às dimensões físicas dos recursos de transformação movidos.

O re-arranjo físico de uma operação existente pode interromper seu funcionamento, levando à insatisfação do cliente ou a perdas na produção.

Se o arranjo físico (examinado a posteriori) está errado, pode levar a: padrões de fluxo excessivamente longos ou confusos, estoque de materiais, filas de clientes formando-se ao longo da operação, inconveniências para os clientes, tempos de processamento desnecessariamente longos, operações inflexíveis, fluxos imprevisíveis e altos custos.

Selecionando o arranjo físico básico

 O tipo básico de arranjo físico é a forma geral do arranjo de recursos produtivos da operação. Há muitas maneiras diferentes de se arranjarem recursos produtivos de transformação.

 Apesar disso, a maioria dos arranjos físicos na prática deriva de apenas quatro tipos básicos de arranjo físico, que são:

Posicional,
Por processo,
Celular,
Por produto.

Arranjo Físico Posicional

 Também conhecido como arranjo físico de posição fixa.

 Em vez de materiais, informações ou clientes fluírem através de uma operação, quem sofre o processamento fica estacionário, enquanto equipamentos, maquinário, instalações e pessoas movem-se para a cena de processamento na medida do necessário.

Ex.:
Construção de um avião/navio – produto muito grande para mover-se.
Linha de produção

Relacionados