jkljjkhjg

5127 palavras 21 páginas
INTRODUÇÃO
Á quatro grandes períodos da Filosofia grega, nos quais seu conteúdo muda e se enriquece, sendo eles o Período pré-socrático ou cosmológico, do final do século VII ao final do século V a.C., quando a Filosofia se ocupa fundamentalmente com a origem do mundo e as causas das transformações na Natureza.
O Período socrático ou antropológico, do final do século V e todo o século IV a.C., quando a Filosofia investiga as questões humanas, isto é, a ética, a política e as técnicas (em grego, ântropos quer dizer homem; por isso o período recebeu o nome de antropológico).
O Período sistemático, do final do século IV ao final do século III a.C., quando a Filosofia busca reunir e sistematizar tudo quanto foi pensado sobre a cosmologia e a antropologia, interessando-se, sobretudo em mostrar que tudo pode ser objeto do conhecimento filosófico, desde que as leis do pensamento e de suas demonstrações estejam firmemente estabelecidas para oferecer os critérios da verdade e da ciência.
E por fim o Período helenístico ou greco-romano, do final do século III a.C. até o século VI depois de Cristo. Nesse longo período, que já alcança Roma e o pensamento dos primeiros Padres da Igreja, a Filosofia se ocupa, sobretudo com as questões da ética, do conhecimento humano e das relações entre o homem e a Natureza e de ambos com Deus.

PERIODOS E CAMPOS DE INVESTIGAÇÃO DA FILOSOFIA GREGA
Pode-se perceber que os dois primeiros períodos da filosofia grega têm como referência o filósofo Sócrates de Atenas, donde a divisão em filosofia pré-socrática e socrática.
Período pré-socrático ou cosmológico
Os principais filósofos pré-socráticos foram tales de mileto, Anaxímenes de mileto, Anaximandro de mileto, Heráclito de Éfeso, Pitágoras de samos, filolau de crotona e árquitas de tarento, Parmênides de Eléia e Zenão de Eléia, Empédocles de agrigento, Anaxágoras de clazômena, Leucipo de abdera e Demócrito de abdera.
As principais

Relacionados