Jjkjk

502 palavras 3 páginas
RECUPERAÇÃO AMBIENTAL

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo analisar a Voçoroca Vila Vitória, localizada a montante da cabeceira do Ribeirão Areia Branca, no Município de Loanda, estado do Paraná, com intuito de conhecer suas causas e seus efeitos. O processo de ocupação da Região Noroeste do Estado do Paraná promoveu um desmatamento generalizado, expondo a cobertura pedológica. Esta cobertura, na área de ocorrência do Arenito Caiuá é caracterizada pela presença de solos de textura arenosa e apresenta grande susceptibilidade aos processos erosivos gerando sulcos, ravinas e voçorocas. Tais fenômenos promovem a degradação dos solos e a perda da produtividade; assoreamento da rede de drenagem e ainda prejuízos para infraestrutura urbana. Grandes partes das águas das chuvas que caem na área urbana de Loanda correm para o setor leste/nordeste, contribuindo para a expansão da Voçoroca Vila Vitória. Para a Prefeitura Municipal de Loanda isso ocorre porque os resíduos da rede de esgoto pluvial são lançados nestes locais, onde, muitas vezes, não há estrutura apropriada para o escoamento dos resíduos, causando processos erosivos intensivos que apresentam voçorocas.

MAPEAMENTO DAS ÁREAS DEGRADADAS.

[pic] Figura 1: Mapa do Estado do Paraná identificando a Microrregião de Paranavaí. Em destaque o Município de Loanda. Fonte: Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de Loanda, 2007. [pic] [pic] Figura 3: Foto aérea da Voçoroca Vila Vitória do Ribeirão Areia Branca. Fonte: Google Earth editado por Vadeir José Pereira e Marcos Navasconi.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O controle ou a prevenção da erosão tem sido um desafio constante e necessário para que se possa garantir a expansão do núcleo urbano e das atividades econômicas do Município de Loanda, notadamente da atividade agropecuária. É importante destacar que torna-se necessário o

Relacionados

  • Jjkjk
    1104 palavras | 5 páginas
  • jjkjk
    703 palavras | 3 páginas
  • Trabalho de atps
    1144 palavras | 5 páginas