jjjuuuu

314 palavras 2 páginas
Análise RAMPAZZO, Lino. Metodologia Científica
3.1 Conceitos de pesquisa
A pesquisa é um procedimento reflexivo, sistemático, controlado e crítico que permite descobrir novos fatos e dados a fimde que se teorize e resolva problemas. Quanto à sistematização, diz-se que é um processo organizado previamente pensado (crítico), sendo também, controlado por não permitir excessos e metódico, poissegue regras, técnicas, “passo a passo”. Mas o que nos leva a pesquisar sobre determinado fato? Decerto, é a curiosidade pelo saber, pelas descobertas, pelas investigações da realidade que nos levam atal ação. Para isso, é necessário, então, que haja um motivo para a pesquisa, a sua solução e seus meios para tal. Ou seja, primeiro, descobre-se o problema, depois, teoriza-se (formular hipóteses) edescobre soluções (elaborar explicações sobre as hipóteses). Feito isso, partimos para os meios pelos quais as pesquisa será feita. Por fim, se comprovada a teoria, generaliza-se resultados.
3.2Procedimentos de Pesquisa
Segundo Lino Rampazzo cada ciência tem seu método de pesquisa que por sua vez é constituída por um conjunto de técnicas de investigação, porém há um denominador comummetodológico comum a todas as ciências.
Este compreende certo número de procedimentos que são: formular questões, fazer observações, fazer o registro dos dados, elaborar explicações, estender as conclusõesa todos e antecipar que surjam relações.
3.3 Tipos de Pesquisa
O ser humano movido pelo seu interesse passa a investigar a realidade, sendo que há técnicas e enfoques específicos que variamconforme o objeto a ser estudado.
3.3.1 Pesquisa Documental
Chamada de documental porque procura os documentos de fonte primária (dados primários), ou seja, aqueles que ainda passaram por análises, comomanuscritos, documentos oficiais, leis, atas, testamentos. Assim, a partir deles, o pesquisador fará sua análise. Esses dados primários podem ser encontrados em arquivos, fontes estatísticas e em...

Relacionados