jias jhuah ahu

3438 palavras 14 páginas
IV A Guerra Mundial e a “Nova Ordem” Fascista / 1941-42
(Paulo Vizentini)
Este texto é um resumo do capítulo 4 da obra “Segunda Guerra Mundial” de Paulo Vizentini que aborda a temática da Segunda Guerra Mundial, onde iremos abordar a “nova ordem” fascista e algumas ações dos exércitos de Adolf Hitler, Benito Mussolini e as respostas de contra ataques dos países envolvidos. Neste trabalho, irei apresentar meu resumo seguindo a mesma ordem estrutural do autor, dividindo o texto em subtítulos e apresentando uma síntese de seus principais pontos, adicionando um ultimo parágrafo apontando o fim do conflito.
A guerra intensificou-se no ano de 1941, com a invasão alemã a União Soviética (URSS) e o ataque japonês a esquadra americana em Pearl Harbour. A partir de então, o conflito adquiriu dimensões mundiais e o caráter de guerra total, onde a fase foi marcada pela supremacia dos Países do Eixo1 e de suas expansões, onde as suas “novas ordens” começaram a serem instaladas com grande resistência do povo ocupado.
Palavras Chaves: Fascismo, nazismo, “nova ordem”, nacionalismo, eixo, guerra, invasão, interesses, resistência, expansões.

O Oriente Médio e os Balcãs
Com a independência de Benito Mussolini na Itália e a estratégia italiana Hitler viu seus planos de invasão a União Soviética (URSS) serem atrapalhados. Berlim esteve pacificamente observando à contra ofensiva britânica para, só então, auxiliar os italianos. Depois de múltiplos combates no continente africano em determinadas áreas como Albânia, Egito, Líbia, Somália e um trecho do Quênia, onde para as derrotas fascistas contribuíram não apenas a conhecida ineficiência do exército de Mussolini, mas como também a determinação britânica em combatê-lo. Alguns aspectos do expansionismo alemão interessavam ao grupo britânico de Cliveden, porém os interesses italianos do fascismo de Mussolini não interessavam aos britânicos que afetavam diretamente os interesses de Londres no Mediterrâneo, África do Norte e Oriental

Relacionados