Jean paul sartre

Páginas: 6 (1316 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
Jean-Paul Satre

-Bibliografia e Vida
-Obras
-Principais ideias
-Conclusão






Bibliografia e Vida

O século 20 mal começara quando Jean-Paul-Charles-Aymard Sartre nasceu, na rua Mignard, em Paris. Sua mãe, Anne Marie, era prima do famoso missionário Albert Schweitzer. O pai, um jovem oficial da marinha, morreu de uma febre contraída no Oriente, quando Sartre tinha um ano. Em suaautobiografia, ele lamentou que lhe tivesse sido negado o prazer de conhecer o pai.

Criado pelo avô materno, não teve uma infância feliz: o velho Charles Schweitzer, homem preso ao passado, era adepto fervoroso da disciplina. Parece que foi por influência sua que o pequeno Sartre tomou gosto pela literatura e pela escrita. Sem conseguir se adaptar ao ambiente repressivo, refugiava-se em jogosimaginários.

No colégio encontrou um verdadeiro amigo, Paul Nizan: ambos se prometeram seguir a carreira literária e descobriram juntos a filosofia, que Sartre foi estudar na Escola Superior Normal de Paris e depois na universidade Sorbonne. Ali conheceu também Simone de Beauvoir, sua companheira de toda a vida e que se tornaria uma das mais famosas escritoras do mundo.

Sartre, quandoestudante, não gostava de professores. Mas precisava ganhar a vida e se tornou, ele também, um professor de filosofia, aproveitando as horas de folga para escrever. Depois de algumas tentativas, conseguiu publicar uma novela, "O Muro", em 1937, e seu primeiro romance, "A Náusea", em 1938.

O início da Segunda Guerra Mundial, em 1939, mudou os rumos de sua vida. Convocado pelo Exército francês, Sartrefoi feito prisioneiro pelos alemães, no ano seguinte. E aproveitou sua prisão para estudar a obra do filósofo alemão Martin Heidegger. Fazendo-se passar por civil, conseguiu ser libertado.

Escreveu boa parte de suas obras durante a guerra. Mas foi nos anos 1950, quando já era um autor consagrado que publicou sua maior criação, a "Critica da Razão Dialética", em que estabelece um diálogo críticoentre o marxismo e o existencialismo.

Sartre passou um mês em Cuba, como hóspede de Fidel Castro e lhe dedicou uma reportagem no jornal France Soir. Foi autor do Manifesto dos 121, que proclamava o direito à insubordinação dos franceses que eram convocados para lutar na guerra da Argélia, então uma colônia francesa na África.

Em 1964 ganhou o Prêmio Nobel de Literatura - mas o recusou,porque não acreditava em se submeter a juízes e seus julgamentos, mesmo quando premiado. Ficou ao lado dos estudantes em maio de 1968, quando os jovens, decididos a viver de acordo com seus próprios valores, se revoltaram em Paris.

Jean-Paul Sartre morreu em Paris, França, no dia 15 de abril de 1980. Seus restos mortais encontra-se no Cemitério de Montparnasse, onde também está sepultada suacompanheira Simone de Beauvoir.



Obras

· L'imagination (A imaginação), ensaio filosófico - 1936
· La transcendance de l'égo (A transcendência do ego), ensaio filosófico - 1937
· La nausée (A náusea), romance - 1938
· Le mur (O muro), contos - 1939
· Esquisse d'une théorie des émotions (Esboço de uma teoria das emoções), ensaio filosófico - 1939
· L'imaginaire(O imáginário), ensaiofilosófico - 1940
· Les mouches (As moscas), teatro - 1943
· L'être et le néant (O ser e o nada), tratado filosófico - 1943
· Réflexions sur la question juive (Reflexões sobre a questão judaica), ensaio político - 1943
· Les Lettres Nouvelles (A República da Silêncio), ensaio filosófico - 1944
· Huis clos (Entre quatro paredes), teatro - 1945
· Les Chemins de la liberté (Os Caminhos da Liberdade)trilogia, compreendendo:
· L'age de raison (A idade da razão), romance - 1945
· Le sursis (Sursis), romance - 1947
· La mort dans l'Âme (Com a morte na alma), romance - 1949
· Morts sans sépulture (Mortos sem sepultura), teatro - 1946
· L'Existentialisme est un humanisme (O existencialismo é um humanismo), transcrição de uma conferência proferida em 1946 - Texto posteriormente rejeitado por...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Jean Paul Sartre, Humanismo
  • Seminário jean-paul sartre
  • jean paul sartre
  • Jean Paul Sartre
  • Jean paul sartre
  • Jean-paul sartre nasce
  • Jean Paul Sartre
  • Jean paul sartre

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!