JEAN BAPTISTE-SIMÉON CHARDIN: “Retrato de Auguste Gabriel Godefroy”

1248 palavras 5 páginas
JEAN BAPTISTE-SIMÉON CHARDIN:
“Retrato de Auguste Gabriel Godefroy”

Guarulhos
2013

Índice

Introdução....................................................................................................pag. 3

Conclusão....................................................................................................pag. 6

Bibliografia...................................................................................................pag. 7

Anexo...........................................................................................................pag. 8

Introdução

A obra “Retrato de Augusto Gabriel Godefroy”,(anexo 1) 1741 de Jean Baptista Siméon Chardin, óleo sobre tela, com dimensões de 67cm X 73cm, a obra deu entrada no acervo do MASP (Museu de Arte de São Paulo) em 19/03/1958. Procedência: Chevalier Antoine de La Roque, Paris (vendido em 1745); Marquis de Cypierre, Paris (vendido em 10/03/1845); Marquis de Montesquiou, Paris, desde 1860; Camille Groult, Paris, desde 1895; Wildenstein, Nova York².
Jean Baptista Siméon Chardin nasceu em 2 de novembro de 1699 e morreu em 6 de dezembro de 1779, em Paris, não se saba da vida do artista antes de ter sido aprendiz em 1718 de Pierre-Jacques Cazes. Por volta de 1720 trabalhava como assistente de Noel-Nicolas Coypel, colaborando em seus quadros de natureza-morta².
Chardin começou com pintura de natureza-mortas em 1728, expõe doze quadros na Praça Dauphine, incluindo “A Arraia”, e é admitido na Academia Real de Pintura e Escultura como pintor de animais e frutas, que é considerada uma categoria inferior pela academia. A natureza-morta de Chardin descende da holandesa e flamenga onde é importante a reprodução ilusionista da luz através de texturas, mas para Chardin era importante a combinação de luz sutil e pinceladas vigorosas, também se

Relacionados