janela da alma

Páginas: 11 (2663 palavras) Publicado: 30 de outubro de 2013
Janela da Alma

Janela da Alma é um documentário dos realizadores brasileiros João Jardim e Walter Carvalho e marcou a estréia do mesmo na direção cinematográfica. Jardim dirigiu comerciais de alguns dos principais anunciantes do Brasil e fez minissérie para a televisão. Walter, o cineasta de Central do Brasil, vencedor do Urso de Ouro na categoria de melhor filme, é também fotógrafo. Assina adireção de fotografia de vários filmes brasileiros, dentre eles Carandiru, Abril Despedaçado e Central do Brasil.

Janela da Alma foi bastante premiado em festivais no Brasil. Ganhou o Grande Prêmio Cinema Brasil de Melhor Documentário, o prêmio de Melhor Documentário, no Festival do Rio 2001 e também o prêmio de Melhor Filme no Festival de Cinema Brasileiro de Paris.

Os realizadores optarampor fazer um documentário relacionado ao tema da visão. Para tal, foram feitas 50 entrevistas, das quais apenas 19 foram selecionadas para a edição. Dentre os entrevistados escolhidos estão a cineasta francesa Agnès Varda, Arnaldo Godoy, vereador de Belo Horizonte, os poertas Antonio Cícero e Manoel de Barros, o filósofo e fotógrafo esloveno Evgen Bavcar, o músico Hermeto Pascoal, o escritorportuguês José Saramago, Marjut Rimminen, cineasta finlandesa de animação, Oliver Sacks, neurologista e escritor inglês, Paulo Cezar Lopes, professor de Literatura e Wim Wenders, cineasta alemão.

O título do filme, baseado na citação de Leonardo Da Vinci “O olho é a janela da alma, o espelho do mundo”, é o ponto de partida para a maioria dos depoimentos. O poeta Antonio Cícero vai longe na reflexãosobre a janela da alma e problematiza a questão, dizendo que o olhar na janela já é um olhar dentro de outra janela, então a questão torna-se cíclica e infinita, nunca chegando, de fato, na própria alma.

O olhar na janela é outro olho na janela e outro olho na janela até o infinito talvez nunca seja na verdade a própria alma. (Antonio Cícero)
As curtas seqüências de imagens e sons queintercalam as entrevistas – cidades, campos e elementos da natureza – desconstroem um pouco o sentido discursivo, quebram a previsibilidade dos depoimentos e impõe um desconcerto reflexivo.Seqüências acompanhadas por sons – vozes, melodias, ruídos – vão adicionando outras imagens às palavras. Os sons não esgotam os vazios, a melodia cria pausas. Os sons e as palavras por vezes não se traduzem, nãodialogam reciprocamente. A correspondência entre som e imagem não é decifrada apenas pela visão, mas submete o espectador à experiência de ver e enxergar por outros sentidos, a vivenciar a sinestesia mais próxima da experiência dos deficientes visuais. As imagens através de janelas em movimento compõem mais da metade das sequências que entremeiam os depoimentos.

A edição de Janela da Alma parece,dessa maneira, estar descosturada, com partes de depoimentos soltos, entremeados por imagens que, de acordo com Wenders, oferecem ao espectador espaço para reflexão, lacunas para a imaginação, um respiro necessário.

Queria ver os filmes nas entrelinhas, assim como fazia com os livros quando era criança. Não há espaço entre as imagens, não há espaço para se projetar, introduzir neles os própriossonhos. (Wim Wenders)
As interfaces verbais e visuais, ou seja, a interação dos depoimentos com as imagens nem sempre são redundantes. Os depoimentos do filme seguem rumos variados, certas vezes conectam as idéias de depoimentos seguidos, outras divergem nos relatos, acabando por nos mostrar uma narrativa descontínua, onde não há uma sequência/ordem lógica nos relatos.

Certas passagens dosdepoimentos parecem mesmo estar mais enquadradas do que outras, mais focadas no tema; outras se desviam e tomam rumos inesperados. Não há um história com início, meio e fim para se contar com os depoimentos, apenas reflexões intercaladas de questões relacionadas à capacidade visual dos deficientes e dos visuais normais. Segue um pouco a linha de pensamento de Wenders ao dizer que coloca os óculos para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Janelas da alma
  • “Janela da alma”
  • Janela da alma
  • janela da alma
  • Janela da Alma
  • Janela da Alma
  • Janela da Alma
  • Janela da Alma

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!