iuhhi

504 palavras 3 páginas
De posse dessas informações, disserte sobre os modos de interpretação dos fatos para cada modalidade de conhecimento, ou seja, tanto para o senso comum quanto para o conhecimento científico. Escolha e contraponha duas das quatro características destacadas no quadro, por meio de exemplos. A questão dissertativa trata as especificidades do Senso Comum e do Conhecimento Científico, presente no material referencial e transcrito abaixo para sua leitura e reflexão:
"Chamado de conhecimento ordinário, comum ou empírico, o conhecimento do senso comum é a forma mais simples que o homem utiliza para interpretar a si mesmo, o seu mundo e o universo como um todo. Está fundamentado apenas em experiências vivenciadas ou transmitidas de pessoas para pessoas, podendo também ter origem em experiências casuais, por meio de erros e acertos, sem a fundamentação metodológica.
Podemos então dizer que o senso comum orienta o cotidiano; constata a continuidade ou similaridade entre eventos e objetos, de onde se conclui as relações sem qualquer atividade intermediária que amplie o grau de certeza. Assim, ele é ametódico, assistemático, oral, subjetivo e heterogêneo, caracterizando-se também como um conjunto desagregado de ideias e opiniões difusas e dispersas, que não refletem criticamente sobre a totalidade, uma vez que ele é construído de modo imediato, a partir de experiências, vivências, crenças e valores; sendo assim, de tendência conservadora, conformista e ideológica. Contudo, é um conhecimento histórico e ajudou a criar a cultura, mas sem uma relação causal segura.
Depois de verificar que o saber fundamentado na intuição, no senso comum ou na tradição era muito frágil, o homem elaborou um tipo de conhecimento mais confiável, que fosse metodicamente organizado: o conhecimento científico. Todo conhecimento representa uma relação entre o sujeito e o objeto conhecido. Assim, o conhecimento pode significar tanto o processo de conhecer como o produto desse processo. O

Relacionados

  • Professor
    108958 palavras | 436 páginas