ITAPORANGA D'AJUDA

1204 palavras 5 páginas
ITAPORANGA D’AJUDA

O município de Itaporanga d’Ajuda está localizado a 30 km de Aracaju, numa área de 757 km², englobando 46 povoados, segundo o censo do IBGE de 2013, estima-se que a população do município seja de 32.496 habitantes, Itaporanga está situada na microrregião de Estância.

O nome do município deriva do tupi Ita (pedra), Poranga (bonita), D’Ajuda em homenagem à padroeira Nossa Senhora da Ajuda. Durante alguns anos, o município foi denominado Irapiranga, que era outra denominação do Rio Vaza- Barris, que banha a cidade. A Vila de Itaporanga foi criada por força da Lei Provincial nº 387, de 10 de maio de 1854. As áreas de preservação são o mangue e a restinga. Faz limite com os municípios de Estância, Salgado, Lagarto, Campo do Brito, Laranjeiras, São Cristovão, Areia Branca e o Oceano Atlântico. Sua hidrografia é formada pelas bacias do Rio Vaza-Barris e do Rio Piauí. O solo é do tipo Podzólico Vermelho-Amarelo, Solo de Mangue, Podzólico Glay Pouco Úmido, Solo Aluvial Destrófico e Latosol Vermelho-Amarelo. Dentre as ocorrências minerais, destacam-se chumbo, zinco, arenito, granito, calcário, argila e areia.

Os jesuítas dentre eles, os padres Gaspar Lourenço e João Salônio, receberam a missão de pacificar os índios em Sergipe com ajuda de algumas práticas religiosas. Seguindo ordens do governador Luiz de Brito, os padres acompanhados de alguns soldados foram incumbidos de conquistar as terras situadas entre Bahia e Pernambuco. Para tanto, da aldeia de São Tomé, anteriormente instalada, seguiam os padres até a aldeia do chefe indígena Suruby, a convite deste, onde erigiram a Igreja de Santo Inácio. Segundo SILVA (1920), a aldeia de Suruby localiza-se no lugar onde hoje se acha edificada a cidade de Itaporanga, à margem direita do Rio Vaza-Barris ou Irapiranga. Porém, Felisbelo Freire localizou essa ideia nas vizinhanças do Rio Piauí, confluente do Rio Real.

Para outros historiadores, a atual cidade de Itaporanga, esta localização, no lugar de

Relacionados