isso

396 palavras 2 páginas
Advérbio é a palavra que indica as circunstancias em que se dá a ação verbal

Quando duas palavras têm valor de advérbio (por exemplo,à uma hora,de fome,à mesa),nós as chamamos de locuções adverbiais. Os advérbios e as locuções adverbiais são classificadas de acordo com o seu valor semântico ,isto é,com o sentido que apresentam ou a circunstancia que indicam.

Valores semânticos dos advérbios:

Tempo: hoje, ontem, amanha, sempre, nunca, jamais, agora, ainda, anteontem, ates, breve, cedo, depois, então, já, logo, tarde, etc.

Lugar: aqui, ali, acolá, abaixo, acima, aí, além, aquém, através, atrás, cá, defronte, dentro, detrás, fora, junto, lá, longe, onde, perto, etc.

Modo: devagar ,rápido ,assim,mal,melhor,pior,bem,debalde e quase todos os advérbios terminados em –mente: regularmente,gradativamente,vagarosamente, bondosamente,felizmente,infelizmente, etc.

Intensidade: muito,pouco,bem,tão,tanto,bastante,quase,mais, demais,meio,menos,quanto,etc.

Afirmação: sim, realmente, certamente, efetivamente, etc.

Duvida: acaso, porventura, possivelmente,provavelmente, quiçá, talvez,

Valores semânticos das locuções adverbiais:

Afirmação: com certeza, por certo,sem duvida

Intensidade:de muito, de pouco, de todo,etc.

Lugar: á direita, á esquerda, a distancia,ao lado, de dentro, de cim, de longe, de perto, em cima, para dentro, para onde, por ali, por dentro, por fora, por onde por perto, etc. Modo: á toa, á vontade, ao contrario, ao leu, ás avessas, ás claras, ás pressas, com gosto, com amor, de bom grado, de cor, de má vontade, de regra, em geral, em silencio, em vão, frente a frente, gota a gota, ombro a ombro, passo a passo, por acaso, etc.

Negação: de forma alguma, de modo nenhum, etc.

Tempo: á noite, á tarde, á tardinha, de dia, de manha, de noite, de vez em quando, de tempos em tempos,em breve, pela manha, etc.

Advérbios interrogativos:

a) De lugar – onde?
b) De tempo – quando?
c) De modo – como?
d) De causa – por

Relacionados