isomeria

Páginas: 6 (1354 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
Introdução
ISOMERIA

Isomeria é uma palavra criada por Berzelius em 1830. Ela vem do grego e significa "mesma composição" (iso = mesma(s); meros = partes). A Isomeria é um fenômeno muito comum e seu estudo dá-nos uma ideia da imensa variedade e complexidade presentes na natureza. No caso de moléculas orgânicas, esta diversidade é possibilitada pela capacidade que o carbono tem de formarlongas cadeias estáveis e as múltiplas combinações que seu tetra valência proporciona.
A descoberta da isomeria,  mostrou que as propriedades das substâncias químicas não dependem unicamente de sua composição, mas também do arranjo espacial dos átomos dentro da molécula. Ela esta relacionada à existência de dois ou mais compostos químicos com fórmulas e pesos moleculares idênticos, mas propriedadesdiferentes, uma curiosidade interessante sobre isomeria é o caso do limão e da laranja, pois estas duas frutas apresentam como uma de suas moléculas principais o limoneno e este composto diferenciam as duas frutas através da sua isomeria.
O estudo da isomeria é dividido em duas partes: 
Na Isomeria plana o fenômeno pode ser percebido pela simples análise da fórmula estrutural plana e no caso da Isomeria espacial (Esteroisomeria) só é perceptível por meio da análise da fórmula estrutural espacial e é dividida em duas partes: a isomeria geométrica (cis-trans ou ExZ) e a isomeria óptica




Tipos
Na isomeria plana verifica-se a diferença entre dois isômeros (compostos que sofrem isomeria) através do estudo de suas fórmulas estruturais planas. Temos cinco casos em que essa isomeriaocorre.
ISOMERIA DE POSIÇÃO
Quando os isômeros pertencem à mesma função, possuem o mesmo tipo de cadeia carbônica, porém diferem quanto à posição relativa de um radical ligado à cadeia, instaurações ou dos grupos funcionais.
Diferença na posição dos radicais:
Diferença na posição da insaturação:

Diferença na posição do grupo funcional:



ISOMERIA DE METAMERIA OU COMPENSAÇÃO
Nestecaso, os isômeros pertencem à mesma função e apresentam o mesmo tipo de cadeia. A diferença está na posição do heteroátomo, que é um átomo diferente de carbono presente nas cadeias carbônicas
ISOMERIA DE FUNÇÃO
Esta isomeria ocorre quando os isômeros pertencem a funções diferentes. Os isômeros mais comuns para este tipo de isomeria são: 
Exemplos:
-  álcool e éter: C2H6O
  
- aldeído e cetona:C3H6O

- ácido carboxílico e éster: C4H8O2




ISOMERIA PLANA DE CADEIA
Quando os compostos pertencem à mesma função química, mas diferem quanto ao tipo de cadeia carbônica. As cadeias podem ser abertas ou fechadas e normais ou ramificada.
Exemplos:

Tautomeria
Considerada um caso especial de isomeria de função, a tautomeria consiste no equilíbrio dinâmico entre dois isômeros. Umtransforma-se no outro pela migração de um átomo de hidrogênio na molécula. É o caso, por exemplo, do aldeído acético e do álcool vinílico que apesar do nome, não é um álcool, porque apresenta a hidroxila presa a um carbono insaturado.
Pertence a um grupo de compostos muito instáveis, chamados enóis. Uma pequena quantidade de aldeído se decompõe quando dissolvido em água, para dar origem ao álcoolvinílico. Como essa substância é instável, também sofre decomposição e regenera o aldeído. Estabelece-se, assim, um equilíbrio dinâmico entre as duas.
Atingido o equilíbrio, as quantidades de cada isômero, chamado tautômero, se mantêm constantes. O aldeído acético é denominado forma estável ou aldeídica e o enol forma instável ou enólica. O fenômeno químico de transformação de um tautômero no outrorecebe o nome de tautomerização, e a solução que contém as duas substâncias é chamada de mistura aleótropa.

Os dois exemplos mais comuns de tautomeria envolvem:
Aldeído - Enol

Cetona - Enol

ISOMERIA ESPACIAL
Na Isomeria espacial a diferença das fórmulas estruturais só é perceptível através da análise espacial da molécula. Há dois tipos de isomeria espacial: geométrica (cis-trans ou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Isomeria
  • ISOMERIA
  • isomeria
  • Isomeria
  • isomeria
  • Isomeria
  • Isomeria
  • Isomeria

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!