isomeria

Páginas: 2 (336 palavras) Publicado: 18 de novembro de 2013
Atividade 4
1. Que é isomeria?
Isômeros são compostos que possuem fórmulas moleculares iguais, mas propriedades químicas diferentes, devido às fórmulas estruturais diferentes.

2. Expliqueisomeria funcional
Os isômeros pertencem a funções químicas diferentes.
Exemplo:
Aldeídos e cetonas 

3. Explique isômeros geométricos ou cis-trans
A isomeria geométrica ou cis-trans é um tipo deisomeria espacial, também denominada de estereoisomeria e, portanto, os compostos que apresentam esse tipo de isomeria são chamados de esteroisômeros. Ela só ocorre em moléculas alifáticas (de cadeiaaberta) que possuem dupla ligação ou em compostos cíclicos.
CIS: os ligantes iguais estão do mesmo lado do plano.
TRANS: os ligantes iguais estão de lados opostos do plano.



4. Expliquetautomeria
Esta isomeria é um caso especial da isomeria plana, onde os isômeros pertencem a funções químicas diferentes e estabelecem um equilíbrio químico dinâmico. Os casos mais comuns ocorrem entre:
-aldeído e enol
- cetona e enol
5. Explique isomeria óptica.
A isomeria óptica é um tipo de isomeria espacial, ou estereoisomeria, que estuda o comportamento das substâncias quando submetidas a umfeixe de luz polarizada. Assim como em todo tipo de isomeria, os isômeros ópticos possuem a mesma fórmula molecular, mas são diferenciados por sua atividade óptica.
Quando dois compostos, apesar deserem quimicamente e fisicamente iguais, possuem propriedades totalmente diferentes, uma mistura deles, se torna opticamente inativa, ou seja, não desvia o plano de luz polarizada e é chamada demistura racêmica.

6. O que é carbono quiral e qual a sua importância

Um modo de verificar se a molécula de determinado composto realiza atividade óptica é por observar se a molécula possui algumcarbono assimétrico (C*), isto é, que possui4 ligantes diferentes. O carbono é chamado de quiral, pois, origina-se de uma palavra em grego que significa “mão”. Assim, como nossa mão, os esteroisômeros...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Isomeria
  • ISOMERIA
  • isomeria
  • Isomeria
  • Isomeria
  • Isomeria
  • Isomeria
  • isomeria

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!