IS LM

Páginas: 6 (1388 palavras) Publicado: 19 de julho de 2015
MODELO IS-LM
Admitindo o fato de que influencia tanto a demanda por moeda quanto o investimento, a taxa de juros é a variável que une as duas partes do modelo IS–LM. O modelo tem o objetivo de encontrar os valores da taxa de juros e do nível de renda que equilibram simultaneamente o mercado de bens e o mercado monetário. Podemos acrescentar que o modelo mostra como as interações entre essesmercados determinam a posição e a inclinação da curva de demanda agregada, e, portanto, o nível da renda nacional no curto prazo.

FATORES QUE DETERMINAM A INCLINAÇÃO DA IS.

Sabidamente a curva IS tem inclinação negativa, com pontos de equilíbrio no mercado real, formados a partir de combinações de taxa de Juros e Renda.
A inclinação da IS é determinado por “b” (Sensibilidade do investimento c/relação à taxa de juros). Em síntese o primeiro fator que altera a inclinação é “b”, quanto mais sensível (quanto maior “b”) mais horizontal será a função IS. Porém a variação final da renda de equilíbrio não é determinada apenas por “b”, esta variação causa mudanças na demanda agregada, como conseqüência da variação na renda surgem variações induzidas no consumo, na demanda e novamente na renda,fazendo com que a variação final na renda seja maior do que a inicial da demanda, se dando assim o Multiplicador Keynesiano.
Outro fator que pode afetar a inclinação é a Propensão Marginal a Consumir da Renda c(1-t), ou seja, a variação da renda em relação à taxa de juros e quanto maior a propensão marginal a consumir da renda maior será o Multiplicador Keynesiano e sendo assim maior a renda deequilíbrio.
Por exemplo, a redução na taxa de juros causa efeitos de diferentes intensidades nas duas economias, a IS’ é mais sensível à mudança na taxa de juros com relação à renda(Y) do que a IS, visto que a alteração da renda, depois da queda na taxa de juros, na IS’ foi muito maior (de Y p/ Y’’) do que na outra função IS (de Y p/ Y’).


FATORES QUE DERTERMINAM O DESLOCAMENTO DA IS.
O nível derenda não é determinado apenas pela taxa de juros outras variáveis, como os outros componentes da DA (Autônoma), também tem este afeito na renda, como o exemplo abaixo, um aumento dos gastos do governo irá deslocar positivamente a DA, porém a taxa de juros não foi alterada sendo assim impossibilitada de ter pontos na mesma IS, então à mesma é também deslocada positivamente, gerando diferentesníveis de renda para uma mesma taxa de juros.


PONTOS FORA DA IS.
Pontos abaixo/esquerda da IS representam excesso de demanda por bens e normalmente ocorrem com a taxa de juros foi reduzida, estimulando o aumento da demanda. Na figura assim a cima dada pelo ponto A.
Pontos a cima/direita da IS correspondem a um excesso de oferta de bens. Ocorre normalmente quando um aumento da taxa de juros traz umaredução na DA sem causar ainda redução na oferta agregada, a tendência é que a produção diminua.







EFICIÊNCIA DA POLITICA MONETÁRIA E A INLCINAÇÃO DA CURVA IS.


A eficiência da Política Monetária é determinada principalmente pela inclinação da função IS, quanto mais horizontal a função IS mais eficiente será esta política monetária, já que quanto mais horizontal a IS mais sensível é oinvestimento com relação à taxa de juros, portanto uma redução na taxa de juros causa maior impacto sobre o investimento e conseqüentemente sobre a DA e a renda de equilíbrio. Nos gráficos a cima, “B” tem o investimento mais sensível à taxa de juros, sendo assim a política monetária é mais eficiente em “B”.
EFICIÊNCIA DA POLITICA FISCAL E A INLCINAÇÃO DA CURVA IS.

Um aumento da renda ocorrida nomercado real ira causar uma expansão na demanda por moeda e a conseqüente elevação na taxa de juros. A elevação da taxa de juros ira reduzir o investimento privado e a renda de equilíbrio (Crowding Out, de E’ p/ E’’), a redução no investimento e conseqüentemente na renda de equilíbrio será tão maior quanto maior for à sensibilidade do investimento com relação à taxa de juros e mais eficiente a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Is-lm
  • is-lm
  • Curva IS/LM
  • Modelo IS-LM
  • Modelo is-lm
  • Modelo is/lm
  • Curva is-lm
  • IS LM BP

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!