iracema

Páginas: 4 (914 palavras) Publicado: 29 de maio de 2014
Título do resumo: Iracema
Ano de publicação: 1865
Autor: José de Alencar
Breve resumo da vida do autor: O escritor brasileiro José de Alencar nasceu no Ceará, região nordeste do Brasil, no ano de1829 , Antes de ser escritor ele foi advogado, jornalista , deputado e ministro da justiça .
Publicou sua primeira obra com 26 anos "Cinco minutos" , Ele e considerado o percursor do romantismo noBrasil dentro das características:indiana psicológico , regional e histórico.
Ele valorizava muito o Brasil , O tema indiano , Diferente de outros romancistas da epóca que pareciam vir de Portugal , Amaioria de suas obras abordavam o romantismo cotidiano
que era chamado de romantismo de costumes , destacam-se os livros Diva , Luciola e A viuvinha . No romance indianista de José de Alencar, oíndio é visto em três etapas diferentes:
antes de ter contato com o branco, em Ubirajara; um branco convivendo no meio indígena, em Iracema e o índio no cotidiano do homem branco, em O Guarani. Ele eramais conhecido por suas obras literárias ,
Mas também fez algumas peças de teatro: Nas Asas de um Anjo, Mãe, O Demônio Familiar.
Faleceu aos 48 anos de idade , em 1877 , Deixando inúmeras obras desucesso até os dias atuais.

Resumo do enredo: Iracema, a virgem dos lábios de mel, se banhava às margens de um rio quando avistou um guerreiro branco chamado Martin. Ele estava perdido, então adoce virgem o levou a sua aldeia, cujo nome se dava era "Tabajara". Levando para a caba do pajé Araquém (pai de Iracema), que o recebeu de bom grado. Martin e Iracema se apaixonam, deixando a fúria dolíder Irapuã a flor da pele, já que Martin era um Potiguara, inimigo dos Tabajaras.
Poti, o guerreiro líder dos potiguaras, saí em busca de seu amigo Martin para salvá-lo de Irapuã. Martin e Iracema,então planejam uma fuga na calada da noite, para então se encontrarem com Poti em um rochedo, e avançarem até as terras dos potiguaras para ficarem a salvo.
A fuga então acontece, Iracema, Poti e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Iracema
  • Iracêma
  • Iracema
  • Iracema
  • IRACEMA
  • Iracema
  • Iracema
  • Iracema

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!