IPv6

Páginas: 3 (547 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
 Como funciona o IPv6 e qual a mudança em relação ao IPv4?

O IPv6 é a versão 6 do protocolo IP. O IPv6 tem como objetivo substituir o padrão anterior, o IPv4, que só suporta cerca de 4 bilhões (4 x 109) de endereços, enquanto que o IPv6 suporta 3.4 x 1038 endereços. A previsão atual para a exaustão de todos os endereços IPv4 livres para atribuição a operadores é de Abril de 2010, o quesignifica que a transição da versão do IPv4 para o IPv6 é inevitável num futuro próximo. O governo dos Estados Unidos da América determinou que todas as suas agências federais devem suportar o protocoloIPv6 até 2008.



Motivações para a mudança de IPv4 para IPv6

- Espaço de endereçamento. A maior parte dos endereços no IPv4 são de classe C, que são muito pequenas para muitas organizações, osendereços de classe B estão praticamente esgotados.
- Qualidade de serviço. A convergência das redes de telecomunicações futuras para a camada de rede comum, o IPv6, prevê o aparecimento de novosserviços sobre IP (por exemplo. VoIP, streaming de vídeo em tempo real, etc). O IPv6 suporta intrinsecamente classes de serviço diferenciadas, em função das exigências e prioridades do serviço em causa.- Mobilidade. A mobilidade está a tornar-se um factor muito importante na sociedade de hoje em dia. O IPv6 suporta a mobilidade dos utilizadores, onde estes poderão ser contactados em qualquer redeatravés do seu endereço IPv6 de origem.



Novidades nas especificações do IPv6

- Espaço de Endereçamento. Os endereços IPv6 têm um tamanho de 128 bits.
- Autoconfiguração de endereço. Suportepara atribuição automática de endereços numa rede IPv6, podendo ser omitido o servidor de DHCP a que estamos habituados no IPv4.
- Endereçamento hierárquico. Simplifica as tabelas de encaminhamentodos routers da rede, diminuindo assim a carga de processamento dos mesmos.
- Formato do cabeçalho. Totalmente remodelados em relação ao IPv4.
- Cabeçalhos de extensão. Opção para guardar informação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • IPv6
  • Ipv6
  • IPV6
  • IPV6
  • IPV6
  • IPv6
  • IPV6
  • Ipv6

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!