IPV6

Páginas: 21 (5172 palavras) Publicado: 7 de novembro de 2013
IPv6





Setembro / 2013
IPv6

IPv6 é a versão mais atual do atual protocolo da internet IPv4. O protocolo está sendo implantado gradativamente na Internet e deve funcionar lado a lado com o atual, numa situação tecnicamente chamada de "pilha dupla" ou "dual stack", por algum tempo. A longo prazo, o IPv6 tem como objetivo substituir totalmente o IPv4, que só suporta cerca de 4bilhões (4x109) de endereços IP, contra cerca de 3,4x1038 endereços do novo protocolo.

Uma mudança necessária
Apesar da indústria tentar minimizar o impacto da mudança para o novo protocolo IPv6, a magnitude de tudo isso é muito significativa. Assim, é necessário começar já a tratar disso, enquanto as empresas ainda dispõem de tempo para planejar as ações adequadas antes que possa tornar-se numbeco sem saída que obrigue a uma transição imediata e traumática.
Tempo e planejamento são essenciais para uma correta migração para o IPv6, pelo que ignorar a mudança e esperar simplesmente que as medidas atuais nos ajudarão a alargar a vida do atual protocolo IPv4 é como insistir em levar um motor de 600 cc aos 200 quilómetros por hora e torcer para que não se desmantele no processo. Temosque ser realistas: a única forma de a rede proporcionar determinados serviços é trocá-la por outra.

Um novo mundo de possibilidades


Com essa mudança surge o momento de renumerar a Internet e todas as redes existentes dentro dela, antes que seja impossível ligar um dispositivo mais que seja. O IPv4 desenvolveu ao longo do tempo métodos que lhe permitiram escalar acima das suas própriascapacidades. Mas a quantidade não é tudo:

• O IPv4 não admite mais endereços IP novos, pelo que qualquer dispositivo novo é obrigado a reutilizar um existente. Não existe uma relação de endereços IPv4 não usados, o que torna esta missão muito complexa senão mesmo impossível. Outra opção é usar endereços privados com complexas traduções que afetam o rendimento da rede e das aplicações.
• O IPv4não conta com mecanismos de segurança que permitam encriptar o seu tráfego. O IPSec, aliás, é um acrescento ao IPv4 portado a partir do IPv6.
• Os métodos de QoS do IPv4 são pobres e penalizam a implementação eficaz de multimédia em redes IP. O surpreendente é que tenha sido possível fazê-lo até agora com este nível de QoS tão insuficiente.
• As aplicações novas e futuras requerem uma Internetcom capacidades Multicast e Anycast que o IPv4 não permite.
Os dois fatores chaves para uma correta migração para IPv6 são o tempo e o planeamento. Ignorar a mudança na esperança de que as medidas atuais alarguem a vida do atual protocolo IPv4 é uma estratégia destinada ao fracasso. A única forma de a rede atual proporcionar certos serviços é trocá-la por outra, ou seja, migrar para IPv6.
Amigração para IPv6 pode colocar em perigo a disponibilidade dos serviços críticos de TI e afetar a operacionalidade e disponibilidade das aplicações críticas de qualquer organização. Aplicações personalizadas, nas quais temos confiado durante muito tempo porque “simplesmente funcionavam” podem deixar de funcionar em IPv6. As mudanças que implica a migração para IPv6 afetam todas as organizações.Nenhum departamento escapa aos seus efeitos e todos devem envolver-se no seu planeamento.
Assim é tão importante o planeamento e fazer a migração com tempo. Há que analisar todos os sistemas de TI e ver os que funcionam em IPv6 e os que não.
Felizmente, e sem o saber, há anos que as empresas têm vindo a comprar software compatível com IPv6. A maioria dos switches, routers e sistemas operativosnas empresas já suportam IPv6.
Os fabricantes de aparelhos de redes e sistemas operativos conceberam o seu software para que funcione com ambos os protocolos, permitindo um modelo de migração mais adequado, o chamado de dual stack: a capacidade de toda a rede e todos os dispositivos da rede poderem funcionar simultaneamente em IPv6 e IPv4, escolhendo o mecanismo que melhor se adapte a cada...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • IPv6
  • Ipv6
  • IPV6
  • IPV6
  • IPv6
  • IPV6
  • Ipv6
  • IPV6

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!