Ipatinga

Páginas: 10 (2419 palavras) Publicado: 7 de novembro de 2014
Ipatinga
Ipatinga é um município brasileiro no interior do estado de Minas Gerais. Pertencente à mesorregião do Vale do Rio Doce e àmicrorregião de mesmo nome, localiza-se a nordeste da capital do estado, distando desta cerca de 209 quilômetros.
Histórico
Conta a história dos bandeirantes que a região, onde hoje se situa o município, era habitado por índios, sendo que a cidade originou-se danecessidade, por parte do Imperador D. Pedro I, de catequizá-los. Há quem diga que Ipatinga surgiu quando a estrada de ferro Vitória-Minas procurava ligar Itabira a Vitória, no Espírito Santo.
Sabe-se, entretanto, que em 1934 uma comissão da Companhia Belgo Mineira, liderada pelos Engenheiros Barboson e Louis Ensch, chegou à estação de Ipatinga com a finalidade de explorar a região, objetivando aextração de carvão vegetal para o abastecimento dos altos fornos da usina de Monlevade. 
A população foi crescendo e, em 1934, foi criada uma escola de alfabetização para atender o grande número de crianças, filhos dos trabalhadores. Em meados de 1957, Ipatinga limitava-se à pequena estação da estrada de ferro, pouco frequentada e quase desconhecida, e pequeno núcleo populacional. 
O topônimoIpatinga é de origem indígena (tupi), e significa? Pouso de Água Limpa.
Data de emancipação
Em 29 de abril de 1964 ocorre a emancipação de Ipatinga juntamente com a de Timóteo, sendo decretada por José de Magalhães Pinto. A partir daí, o distrito de Barra Alegre, passa oficialmente a pertencer a Ipatinga. No mesmo ano (1964), é eleito Délio Baeta Costa como intendente e um ano depois FernandoSantos Coura se torna prefeito. Anos mais tarde, em 8 de dezembro de 1975, é criada a Comarca de Ipatinga, sendo instalada em 2 de fevereiro de 1977.
População
 Sua população foi contada em 2010 pelo IBGE em 239 177 habitantes, sendo assim o décimo mais populoso do estado de Minas Gerais e o primeiro de sua microrregião.
Clima e vegetação
O clima ipatinguense é caracterizado, segundo o IBGE, comotropical quente semiúmido (tipo Aw segundo Köppen), tendo temperatura média anual de 21,6 °C com invernos secos e amenos (raramente frios) e verões chuvosos com temperaturas moderadamente altas. Os meses mais quentes, fevereiro e março, têm temperatura média de 23,9 °C, sendo a média máxima de 29,2 °C e a mínima de 18,5 °C. E o mês mais frio, julho, de 18,1 °C, sendo 24,8 °C e 11,5 °C a médiamáxima e mínima, respectivamente. 
A cidade tem a altitude média de 250 metros. O ponto culminante do município está na Serra dos Cocais, que mede 1.163 metros, próximo a divisa comCoronel Fabriciano. A altitude mínima se encontra na foz do Rio Piracicaba, com 235 metros.2 No município, predomina um relevo variando entre montanhoso e plano. Cerca de 55% do território ipatinguense é plano, 30% dasterras são de mares de morros e nos 15% restantes o terreno émontanhoso. Grande parte do relevo montanhoso está na Serra dos Cocais.
Produto Interno Bruto
O Produto interno bruto - PIB de Ipatinga é o maior de sua microrregião,6 sendo seguido por Timóteo, destacando-se na área industrial. Nos dados do IBGE de 2005 o município possuía R$ 5 509 973 mil 6 no seu Produto Interno Bruto. Desse total6 182 516,210 mil são de impostos sobre produtos líquidos de subsídios.6 O PIB per capita de R$ 25 577,18.6 Dos 5.565 municípios brasileiros, Ipatinga ocupa a 43ª colocação no ranking das mais promissoras cidades para se construir uma carreira profissional, segundo pesquisa da Fundação Getúlio Vargas, publicada na revista Você S.A.
Meteorologia
A precipitação média anual é de 1254,6 mm, sendo julho omês mais seco, quando ocorrem apenas 11,4 mm. Em dezembro, o mês mais chuvoso, a média fica em 257,1 mm.37 Nos últimos anos, entretanto, os dias quentes e secos durante o inverno têm sido cada vez mais frequentes, não raro ultrapassando a marca dos 30 °C, especialmente entre julho e setembro. Em julho de 1998, por exemplo, a precipitação de chuva em Ipatinga não passou dos 0 mm.41 Durante a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ipatinga
  • historia de ipatinga
  • historia de ipatinga
  • Pitagoras Ipatinga
  • C Digo De Obras Ipatinga
  • História da cidade de ipatinga mg
  • Col Gio Adventista De Ipatinga
  • Balanço orcamentario-ipatinga

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!