Iodo

Páginas: 3 (607 palavras) Publicado: 12 de março de 2014
Função do Iodo

Nosso organismo contém normalmente de 20 a 30mg de iodo, com mais de 75% na glândula tiróide e o restante distribuído por todo o organismo, particularmente na glândula lactentemamária, na mucosa gástrica e no sangue. A única função conhecida do iodo é como parte integrante dos hormônios tireóideos.
Sua excreção é primariamente pela urina; as pequenas quantidades nas fezes vêmda bile.


Excesso de Iodo

Uma super dose cutânea pode suprimir atividade tiroidiana.

Alimentos Ricos de Iodo

O iodo é encontrado em quantidades extremamente variáveis nos alimentos e naágua de beber. Os frutos do mar, tais como moluscos bivalves, lagostas, ostras, sardinhas e outros peixes de água salgada são ricos em iodo.

Deficiencia do Iodo

Durante a gestação e crescimentopós natal: 
Cretinismo - Deficiência metal, displegia espástica, quadriplegia, surdo-mudez, disastria. 
Bócio simples ou endêmico


Classificação e Nome:

O iodo é um elemento químico cujosímbolo é I, possui número atômico 53 (53 prótons e 53 elétrons) e massa atômica 126,9 u. Classifica-se como ametal do grupo dos halogênios (família 7A) na classificação periódica dos elementos, sendo omenos reativo e o menos eletronegativo de todos os elementos do seu grupo

Curiosidade

O Iodo foi descoberto no ano de 1811, na França, pelo químico Bernard Courtois. O cientista realizavaestudos com algas marinhas e notou a presença do novo elemento.


Falta de Iodo (Carência de Iodo)

hipotireoidismo: produção insuficiente dos hormônios tireoidianos, podendo ocasionar cansaço,insônia, pele seca, intolerância à temperaturas frias, depressão, bradicardia (coração bate mais devagar), intestino preso, ganho de peso, aumento de colesterol no sangue, menstruação irregular (com paradade ovulação) na mulher, dentre outros. O hipotireoidismo em crianças pequenas, é causa de retardo mental e do crescimento pois os hormônios da tireóide são essenciais para o desenvolvimento do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Iodo
  • Iodo
  • iodo
  • iodo
  • Iodo
  • IODO
  • Iodo
  • iodo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!