inversor de frequencia

Páginas: 9 (2217 palavras) Publicado: 12 de maio de 2014

inversor de frequência
pensando em um processo de melhorar o trabalho, diminuir custos e aumentar a produção,foi criado um dispositivo com capacidade de atender todos esses requisitos, chamado de inversor de frequência.
O produto tem incluso varias sessôes e varios blocos de programações, mais o principal é a de gerar uma tensão com frequência trifásica ajustável com afinalidade de controlar a velocidade de um motor.
As sessôes mais conecidas são a retifícadora e inversora.
sessão retifícadora:
Os seis diodos retifícadores situados no circuito de entrada do inversor,retificam a tensão trifásica da rede de entrada.A tensão DC resultante é filtrada pelo capacitor C e utilizada como entrada para a seção inversora
sessão inversora:
Nesta sessão,a tenção retificadaDC é novamente convertida em trifásica AC.Os transistores chaveiam várias vezes por ciclo,gerando um trem de pulsos com largura variável senoidalmente (PWM).Esta saída de tensão pulsada,sendo aplicada em um motor(carga indutiva),irá gerar uma forma de onda de corrente bem próxima da senoidal atravéis do enroçamento do motor.
blocos do motor:
1° bloco - CPU (unidade central de processamento)de uminversor pode ser formadapor um micro processador ou por um micro controlador(plc ou clp controlador lógico programável),Isso depende do fabricante.De qualquer forma,é nesse bloco que todas as informações(parâmetros e dados do sistema)estão armazenadas,visto que também uma memória está integrada a esse conjunto.A CPU não apenas armazena os dados e parâmetros relativos ao equipamentos,como tambémexecuta a função mais vital para o funcionamento do inversor.
2° bloco - IHM(Interface Homem Máquina).É atraveis desse dispositivo que podemos visualizar o que está ocorrendo no inversor (display),e paramentizá-lo de acordo com a aplicação(teclas)
3°bloco-interfaces(A maioria dos inversores podem ser comandadas atravéis de dois tipos de sinais;analógicos ou digitais.Normalmente,quando queremoscontrolar a velocidade de rotação de um motor CA(corrente alternada)no inversor,utilizamos uma tensão analógica de comando.Essa tensão se situa entre 0 a 10 vcc(corrente contínua).O rpm(rotação por minuto) que é a velocidade do motor será proporcional ao seu valor,por exmplo 1 vcc=1000rpm,2vcc=2000rpm.para inverter o sentido de rotação basta basta inverter a polaridade do sinal analógico.Essesistema é usado em maquínas ferrmentes automáticas.
entradas digitais. Através de um parâmetro de programação, podemos selecionar qual entrada é válida (Analógica ou digital).
4º Bloco – Etapa de potência A etapa de potência é constituída por um circuito retificador, que alimenta ( através de um circuito intermediário chamado “barramento DC”), o circuito de saída inversor (módulo IGBT).INSTALAÇÃO DO INVERSOR
Feito essa pequeno estudo da estrutura funcional do inversor, vamos mostrar como instalá- lo. Existe uma grande quantidade de fabricantes, e uma infinidade de aplicações diferentes para os inversores. Os terminais identificados como: R, S, e T (ou Ll, L2, e L3), referem-se à entrada trifásica da rede elétrica. Para pequenas potências, é comum encontrarmos inversores com aentrada monofásicos (porém a saída continua sendo trifásica). Para diferenciar a entrada da rede para a saída do motor, a saída (normalmente) vem indicada por: U, V e W. Além da potência, temos os bornes de comando. Cada fabricante possui sua própria configuração, portanto, para saber "quem é quem" temos de consultar o manual de
respectivo fabricante. De qualquer maneira, os principais bornes sãoas entradas (analógicas ou digitais), e as saídas (geralmente digitais).
Cuidados que devemos ter ao instalar um inversor
1. Cuidado! Não há inversor no mundo que resista à ligação invertida de entrada da rede elétrica (trifásica ou monofásica), com a saída trifásica para o motor. 2. O aterramento elétrico deve estar bem conectado, tanto ao inversor como ao motor. O valor do aterramento...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Inversor de Freqüência
  • Inversor de frequencia
  • Inversores de frequencia
  • inversor de frequencia
  • inversor de frequência
  • Inversores de frequência
  • Inversor de frequencia
  • inversor de frequência

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!