diversos

Páginas: 4 (868 palavras) Publicado: 12 de maio de 2014
Os 10 materiais mais estranhos e interessantes da atualidade

Aerogel

É conhecida como a "fumaça sólida". Trata-se em realidade da ovelha negra dos sólidos, um sólido transparente tão leve comoo ar mas que suporta mais de mil vezes seu próprio peso e resiste a 1.300 ºC.

Nanotubos de carbono

As novas estrelas da ficção científica e dos cientistas que sonham com um elevador que nos leveao espaço. Os nanotubos são moléculas com forma de cilindro, corpo geométrico que lhes garante ser a microestructura mais resistente do mundo, 300 vezes mais que o aço. Ademais, por sua peculiarforma, os nanotubos podem conduzir por seu interior fluxos de outros átomos ou de elétrons.

Ferro-fluído

Diferentemente dos fluídos não-newtonianos que são elementos instáveis entre os sólidos e oslíquidos e que adotam o comportamento de um ou de outro segundo como são manipulados. Os ferro-fluidos, ao contrário, são metais líquidos e frios que mudam de forma de acordo às ondas eletromagnéticaspresentes no ambiente, e criam caprichosas figuras como você pode ver neste post.

Metamateriais

Chamam-se assim a todos os materiais que devem suas propriedades físicas não a sua composiçãoquímica senão ao desenho de sua estrutura. Sua maior exploração é na área óptica, porque possuem índices de refração negativos, ou seja, não curvam a luz e as ondas eletromagnéticas de forma predizível: aonda propaga-se no sentido inverso ao que a energia incide sobre eles; é muito raro. Este fenômeno torna possível usá-los para construir lentes de aumento tão potentes e livres de distorção que podemamplificar a nível visível o campo magnético de um objeto. Também são usados para fazer alinhamento do raio laser na construção de hologramas de alta resolução, e ademais começam a utilizá-lo para afabricação de mantos de invisibilidade. Também, alguns metamateriais, possuem índices de refração negativa de ondas sonoras que futuramente poderão ser aplicados em tecnologias de anti-som....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • diversos
  • diversos
  • diversos
  • diversos
  • diversos
  • Diverso
  • diversos
  • diversos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!