Invenção da cor, Penetrável Magic Square

616 palavras 3 páginas
Invenção da cor, Penetrável Magic Square # 5, De Luxe, 1977

Esta obra foi construída em espaço aberto com cores fortes e luminosas, sem teto e tendo uma das paredes com aberturas quadradas por onde entra mais luz e possibilita a visualização da área externa. É um exemplo de interação de cores, onde uma parede reflete sua cor na outra e essas diferentes cores se integram. Obra construída sob um quadrado de cascalho onde estão cinco paredes dispostas e duas em forma de (L) com um quadrado equilibrado sobre um deles. Os materiais usados na obra foram o concreto, arame, vidro e pedras que expressa bem a durabilidade e resistência. As forças existentes na obra são forças lineares nas paredes e uma força superficial sobre um quadrado de vidro que exerce a função de teto sobre duas paredes.

Relação entre Cheios e Vazios

Os cheios implicam barreiras e permeabilidades ao movimento dos corpos e propriedades de opacidade, translucidez ou transparência, à visão. São meio, não fim, mas interferem na maneira de percebermos, compreendermos e usarmos os lugares. A natureza dos materiais que os constituem incidem prática e expressividade nos ambientes. A obra Penetrável Magic Square de Helio Oiticica em Inhotim, baseada no quadrado, estes espaços se oferecem ao espectador como grandes áreas de permanência e de convívio, colocando-o em contato vivencial com a forma, a cor e os materiais. Também, cabe ressaltar a importância assumida pela cor no contexto da instalação, uma vez que esta leva o espectador a experiências sensoriais causadas pela influência que a coloração de cada uma das paredes exerce sobre as outras de acordo com a forma com que os raios solares incidem sobre elas, sendo, por isso, necessário que a obra se situe em um ambiente externo. Assim, o fato de Magic
Square nº5 ter sido instalada ao ar livre - como dita projeto o projeto do artista – faz com que a mesma esteja sujeita à ação do sol, da chuva, de particulados e etc.
Sendo

Relacionados

  • CARLA FONSECA
    2996 palavras | 12 páginas
  • História do design
    5330 palavras | 22 páginas
  • An Lise Inhotim
    2127 palavras | 9 páginas
  • Psicologia-das-cores
    88519 palavras | 355 páginas