Intrumentaçao digitial

1855 palavras 8 páginas
COMUNICAÇÃO não é o que se diz, mas o que se entende

A comunicação desenvolveu-se porque o ser humano, vivendo em grupo, teve necessidade de expressar ideias, sentimentos ou simplesmente informar algo. Podemos dizer que a comunicação nasceu da interação, ou seja, do convívio em sociedade.
Para se comunicar, o ser humano desenvolveu a linguagem, que lhe permitiu transmitir, registrar e acumular informações: essa habilidade, gerou conhecimento, combustível essencial para a vida em sociedade, especialmente a de consumo.

No estágio atual de desenvolvimento das sociedades de consumo, a comunicação publicitária tornou-se uma das mais importantes formas de comunicação, que contamina outros discursos como o didático, o jornalístico, o literário, entre outros, e torna-se uma referência, um modelo a ser seguido.
A mensagem publicitária é a comunicação com função comercial, cuja finalidade é vender produtos, serviços ou ideias.
É criada sob encomenda e produzida por profissionais que atuam em conjunto ou isoladamente.

Ela precisa despertar o seu interesse ou causar impacto para ser percebida. Ela também precisa ser concisa e de fácil compreensão para comunicar o que se pretende sem exigir muito empenho do consumidor/receptor.
A repetição é um aspecto a ser considerado. A mensagem publicitária é veiculada durante um certo período de tempo em diversos veículos de comunicação, de modo que muitos consumidores/interlocutores tomem contato com a mesma mensagem várias vezes ao longo do período de veiculação.

A repetição tem duas funções. Uma delas é ampliar as possibilidades de recepção e de apreensão do conteúdo da mensagem. A outra é insistir na repetição da mensagem para persuadir e conduzir o consumidor/interlocutor à ação proposta na comunicação. COMUNICAÇÃO o que é isso então?

De modo conciso, comunicação é a transmissão de ideias com a menor ambigüidade possível, de forma que o interlocutor ou os interlocutores possam

Relacionados