INTRODUÇÃO ESTATISTICA MODULOI

6860 palavras 28 páginas
INTRODUÇÃO À ESTATÍSICA

Sumário:
MÓDULO I
CAPÍTULO 1: INTRODUÇÃO E CONCEITOS
CAPÍTULO 2: SUMÁRIO E APRESENTAÇÃO DOS DADOS
CAPÍTULO 3: ESTATÍSTICA DESCRITIVA

MÓDULO II
CAPÍTULO 4: ANÁLISE DE REGRESSÃO

MÓDULO III
CAPÍTULO 5: PROBABILIDADES

MÓDULO IV
CAPÍTULO 6: DISTRIBUIÇÕES DE PROBABILIDADES
CAPÍTULO 7: INDEFERÊNCIA ESTATÍSTICA

CAPÍTULO 1: INTRODUÇÃO E CONCEITOS Neste capítulo serão abordados os principiais conceitos utilizados em estatística, além de uma bordagem sobre a importância e aplicações da estatística tanto na engenharia quanto no dia dia do mundo moderno. A estatísitca é uma ciência amplamente utilizada nos mais diversos campos da ciência, economia, engenharia, medicina e política. Atualmente, praticamente toda análise ou uma previsão para futuro, onde não se tenha uma total certeza ou informações suficientes, utiliza-se das ferramentas da estátistica para tirar as conclusões ou chegar à alguma referência de resultado.
O estado da estatística: a palavra estatística provém do latin status, que significa estado. A primeira utilização da estatística envolvia compilações de dados que descreviam vários aspectos de um estado ou país. Em 1662, Jonh Graunt publicou informes estatísticos sobre nascimentos e mortes. O trabalho de Graunt foi secundado por estudos de mortalidade e taxas de morbidade, tamanhos de populações, renda e taxas de desmprego. As famílias, os governos e as empresas se apóiam largamente em dados estatísticos. Assim é que as taxas de desemprego, de inflação, os índices do consumidor, as taxas de natalidade e mortalidade são calculdadas cuidadosamente a intervalos regulares e seus resultados são utilizados por empresários para tomarem decisões que afetam a futuras contratações de empregados, níveis de produção e expansão para novos mercados. (Fonte: [1])
Definição de Estatística: É uma coleção de métodos para planejar experimentos, obter dados, organizá-los, interpretá-los e deles extrair conclusões. A

Relacionados

  • Poluição do Ar
    2212 palavras | 9 páginas
  • Logistica
    30980 palavras | 124 páginas