A heran a hist rica do negro brasileiro e o dilema entre pol ticas p blicas redistributivas e de reconhecimento

6071 palavras 25 páginas
Anais do V Simpósio Internacional Lutas Sociais na América Latina
“Revoluções nas Américas: passado, presente e futuro”

ISSN 2177-9503
10 a 13/09/2013

GT 5. Lutas sociais urbanas

A herança histórica do negro brasileiro e o dilema entre políticas públicas redistributivas e de reconhecimento
Vanessa Strowitzki Goto1
Resumo: Com uma breve descrição do período escravista no Brasil e de como ocorreu a transição desse sistema escravista de produção para o trabalho assalariado, sob o prisma do escravo liberto, analisar-se-á as diferentes formas de injustiça que pesam sobre a população negra até os dias de hoje como consequência do despreparo do negro, natural diante das circunstâncias e da ausência de políticas públicas integracionistas à época, bem como, as consequências negativas dessas injustiças simbólicas e econômicas, sendo o objetivo desse trabalho analisar as soluções propostas pelos cientistas sociais para dirimir essas injustiças, notadamente as propostas por autores que analisam a problemática sob o prisma das teorias da redistribuição e do reconhecimento, suas propostas e problemas de articulação numa sociedade democrática liberal.
Palavras-chave: negro; escravidão; racismo; injustiça social; redistribuição; reconhecimento. 1. INTRODUÇÃO

Considerando o passado escravocrata brasileiro e a ideologia vigente por muitos séculos de que o negro era um ser inferior ao branco, incapaz e preguiçoso, pensamento este que legitimou a apreensão forçada e subjugo de determinadas populações por outras, tem-se como resultado que, mesmo nos dias atuais, essa idéia, embora injustificada, quiçá absurda, ainda gera consequências perversas.
Advogada com graduação pela Fundação de Ensino “Eurípides Soares da Rocha”. Aluna da pós-graduação, nível mestrado em Ciências Sociais, da Universidade Estadual Paulista, campus de Marília. e-mail: vanessagoto@yahoo.com.br
1

GT 5. Lutas sociais urbanas

107

Anais do V Simpósio Internacional Lutas Sociais na América Latina
“Revoluções

Relacionados