Introducao a informatica

Páginas: 32 (7889 palavras) Publicado: 3 de maio de 2013
Intoducao a informatica
-------------------------------------------------


Introdução a Informática.
Objetivo: Aprender conceitos básicos sobre o funcionamento dos computadores, sua história e seus componentes. Também conheceremos as unidades de medidas utilizadas pelo computador para armazenamento e leitura de suas informações.
Até algumas décadas atrás, falar em informática para amaioria das pessoas significava o mesmo que tratar algo do outro mundo.
A informática era um enigma para a maioria da população, que se isolavam e imaginavam que não era necessário entendê-la, ou até mesmo trabalhar com ela. Mas o fato é que a informática é uma das ciências de maior crescimento nos últimos tempos, pelo fato de todas as outras ciências dependem dela, sempre que querem algo rápido,seguro e duradouro.
Estipula-se que a informática evolua numa proporção bem maior do que a humanidade, ou seja 100 anos para nós seriam vividos (evoluídos) pela informática em apenas 20 anos.
Mas o que vem a ser esta ciência que assustava tanto as pessoas? Como o próprio nome dis; INFORMÁTICA é a junção de duas palavras, que originaram o seu Significado:
INFOR – Informação.
MÁTICA –Automática.Dessa maneira toda vez que se pensa em informação obtida de forma rápida, volumosa e segura, a informática estará envolvida.

Atualmente com tantos bytes, gigabytes, on-board’s, MHz e outros termos que refletem a influência da informática na vida do homem moderno, percebemos o quanto errôneo imaginar; não é comigo, não preciso saber, ao passo que nos dias atuais até anúncios simples sobre umcomputador são indecifráveis para quem não conhece esta ciência, são chamados “analfabetos digitais”.

Histórico

Desde os tempos mais remotos o homem sempre teve a necessidade de contar, controlar e de se comunicar para melhorar a sua vida. Partiu sempre três princípios.

a) Interesses – o fator que sempre movimentou a evolução do homem é, sem dúvida, o interesse em conhecer, possuir econtrolar bens e informações;
b) Atividades – desde os tempos mais remotos com a caça, o plantio e os rebanhos, até hoje com um bom emprego, o homem sempre tentou alcançar seus interesses da melhor forma possível e procurou métodos para acelerar e atingir esses interesses;

c) Descobertas – foi onde desenvolveu técnicas e utensílios como fogo e a roda que melhorados são utilizados até osdias de hoje. Assim o homem vem evoluindo em tecnologias que lhe permitem tamanha riqueza de informações que o levaram a decifrar o DNA humano e o colocou na eminência de sua própria clonagem.

Evolução da Informática
O computador que conhecemos hoje é uma máquina programável que processa informações. O caminho percorrido para chegar até o estágio de desenvolvimento em que estamos começou com acriação das primeiras máquinas de calcular. Vamos ver alguns fatos marcantes na história da Informática.

500 AC | Ábaco: O ábaco é um instrumento simples, composto por um quadro com varetas e contas coloridas. Utilizado desde a antiguidade, inicialmente por mercadores babilônicos, o ábaco permite fazer rapidamente cálculos aritméticos.Ábaco |
614 | Logaritmos e régua de cálculo: O matemáticoescocês John Napier cria a teoria dos logaritmos e as tabelas de logaritmos. Estas tabelas servem de base para que Wiliam Oughtred crie a régua de cálculo. |
1642 | Calculadora de Pascal: O matemático francês Blaise Pascal começa a construir sua máquina de calcular. Ela é composta por rodas dentadas. O usuário disca os números nas rodas dentadas para realizar os cálculos.Calculadora de Pascal |1672 | Calculadora de Leibniz: 1672. O matemático alemão Gottfried Leibniz aperfeiçoa a calculadora de Pascal facilitando as operações de multiplicação e divisão.Calculadora de Leinitz |
1822 | Máquinas de Babbage: Século XIX. O matemático britânico Charles Babbage, considerado o pai da Informática, começa a trabalhar no projeto de uma máquina diferencial e de uma máquina analítica.Por...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Introdução a informatica
  • Introduçao a informatica
  • Introdução informatica
  • introdução a informatica
  • introdução a informatica
  • Introdução a informática
  • Introdução á Informática
  • introdução a informatica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!