INTRODU O DA HIST RIA DA RADIOLOGIA

1875 palavras 8 páginas
( 1ª imagem – Wilhelm Konrad Roentgen)
(2ª imagem - Laboratório de Roengen em Wurzburg, com o equipamento utilizado para a produção de raios X )
( 3ª imagem - Radiografia da mão de Anna Bertha )
(4 ª IMAGEM - APARELHO DE RAIO X )

INTRODUÇÃO DA HISTÓRIA DA RADIOLOGIA

Em 8 de novembro de 1895, Wilhelm Konrad Roentgen descobre a existência e a produção da radiação X quando, na Universidade de Wüzbug, na Alemanha ao repetir o experimento de outro cientista, Philipp Lenard observou que os raios catódicos que escapavam de um tubo com vácuo por uma estreita janela de alumínio, produziam uma luminescência em sais fluorescentes e um escurecimento em chapas fotográficas.
Enquanto trabalhava em seu laboratório, Roentgen observou o brilho fluorescente de cristais numa mesa próxima do tubo. Esse tubo consistia de um invólucro de vidro com eletrodos positivos e negativos encapsulados. O ar do tubo tinha sido evacuado e quando uma alta tensão era aplicada, produzia um brilho fluorescente, Roentgen protegeu o tubo com papel pesado e negro e descobriu uma luz verde fluorescente gerada por um material próximo do tubo.
A primeira radiografia foi realizada no dia 22 de dezembro de 1895. Neste dia, Roentgen pôs a mão esquerda de sua esposa Anna Bertha Roentgen no chassi, com filme fotográfico, fazendo incidir a radiação oriunda do tubo, por cerca de 15 minutos. Revelado o filme, lá estavam, para confirmação de suas observações, a figura da mão de sua esposa e seus ossos dentro das partes moles menos densas.
Outros cientistas também produziram essa radiação durante suas experiências, porém não tiveram o mérito de reconhecê-la. Filmes que estavam guardados nas proximidades de seus equipamentos ficaram inutilizados. O mérito de Roentgen foi ter investigado com profundidade a natureza da nova radiação, num curto espaço de tempo. Em seu primeiro, famoso e provisório comunicado (28 de Dezembro de 1895) sobre um novo tipo de radiação, ele publicou o resultado de suas pesquisas

Relacionados

  • PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS
    43265 palavras | 174 páginas
  • apostila ec1 1
    10882 palavras | 44 páginas
  • estudante
    63920 palavras | 256 páginas