Questo Es Biofi Sica

712 palavras 3 páginas
Biofísica

1) Diferencie transporte passivo de transporte ativo (ao menos 3 características).
Transporte passivo: Não há gasto de energia, acontece a favor do gradiente de concentração e utiliza da dupla camada lipídica ou proteínas transmembranas.
Transporte ativo: Há gasto de energia, acontece contra o gradiente de concentração, transporte de solutos.
2) Explique o funcionamento da bomba de sódio-potássio.
No meio extracelular três ions de Na e 1 atp se ligam a atpase e são movidos até o meio intracelular onde o adp é liberado provocando uma alteração na atpase, esses três ions de Na são liberados enquanto os ions de K se ligam a atpase, o pi é liberado provocando alteração na atpase, daí 2 ions de K são liberados.

3) Defina e explique como é mantido o potencial de repouso.
O potencial de repouso de uma célula ocorre quando o potencial de membrana não é alterado por potenciais de ação,ou seja, quando a membrana está polarizada, potenciais sinápticos ou outra qualquer alteração activa do potencial de membrana. Na maioria das células o potencial de repouso tem um valor negativo, o que por convenção significa que existe um excesso de carga negativa no interior da membrana comparado com o exterior. O potencial de repouso é determinado pela concentração de íons nos fluidos dos dois lados da membrana celular ou pela existência de proteínas transportadoras de íons existentes na própria membrana celular.
1. O potássio (K+) passa do interior para o exterior da membrana plasmática devido a uma maior permeabilidade de membrana a esse íon. Essa permeabilidade resulta de um maior número de proteínas canais que o transportam.
2. O movimento relativo do K+ é interrompido no momento em que o gradiente elétrico (causado pela permanência de ânions orgânicos no interior da membrana) se iguala ao gradiente químico. O movimento "pára" quando a força electromotriz (que levaria o K+ para dentro) é igualada pela força de saída por difusão do K+.
3. A membrana é pouco permeável ao

Relacionados