Introdução tipos de solos e fundações

Páginas: 2 (320 palavras) Publicado: 21 de março de 2012
A parte da edificação destinada a receber seu peso, transferindo-o para o solo e resistindo às reações do mesmo, sem que os esforços produzidos pelo peso da edificação cause roturas noterreno, recebe o nome de fundação.
É a primeira parte da edificação a ser construída; a que fica em contato direto com o solo.É como se fosse o "pé" da edificação e por isso deve estarcompatível com o tipo de solo sobre o qual se apoiará.Seu tipo, dimensões e forma dependem da carga (peso atuante) e do tipo de solo (resistência).As fundações classificam-se em diretas(superficiais ou rasas)e indiretas (profundas).
Fundações diretas são aquelas em que as cargas são transmitidas para o solo através de prolongamento do pilar abaixo do nível do solocom um alargamento em sua base.
Elas podem ser executadas por intermédio de sapatas corridas(usada em solo firme e seco), sapatas simples(usada em terrenos não-secos mas que nao chegam aacumular água),baldrame(também chamada de alicerce,deve ser usada em terreno firme e seco,mas se o solo for argiloso ou úmido,é necessário ser feito com vigas baldrames de concretoarmado) ou radier(utilizada em terrenos de pouca firmeza em casas populares).
Se o terreno firme está a grande profundidade, a mais de 6 metros de fundo, não sendo econômico fazer aescavação até encontrá-lo, pode ser indicado o uso de estacas, ou seja, de fundações indiretas ou profundas.
Indicam-se as estacas quando as cargas a suportar pelo terreno são grandes, o terrenoé pouco resistente na superfície ou resistente a grande profundidade.Uma grande edificação está firmemente estaqueada. As estacas podem ser de madeira(quando o solo é permanentementesubmerso), concreto pré-moldado(qualquer tipo de solo), aço(solo rochoso) ou moldadas “in loco”(usada em solo pouco firme,como argiloso ou um solo arenoso sem a presença de água).
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tipos de fundaçoes e solos
  • Tipos de solos e fundações
  • solos e fundações
  • solos e Fundações
  • Solos e fundações
  • solos e fundacoes
  • Solos e Fundacoes
  • TIPOS DE FUNDAÇÕES

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!