INTRODUÇÃO ÀS NORMAS DA SÉRIE ISO 9000 & AUDITORIAS INTERNAS

4909 palavras 20 páginas
INTRODUÇÃO ÀS
NORMAS DA
SÉRIE ISO 9000
&
AUDITORIAS
INTERNAS
Gilberto Augusto Barão Junior
Rosângela Rezende
Maciel Fumes
Rubens Rodrigo Francisco
Luis Henrique Nunes Rosa

RESUMO
O objetivo deste trabalho é dar uma visão geral sobre o que são as normas ISO séries 9000 e também fornecer uma base para a compreensão sobre auditoria interna.
As normas ISO 9000 surgiram para criar uma linguagem comum no que diz respeito a sistemas de gestão da qualidade. A série ISO 9000 é um conjunto de cinco normas que podem ser divididas em diretrizes (ISO 9000 e ISO 9004) e normas contratuais (ISO 9001,
ISO 9002 e ISO 9003), sendo que uma empresa só pode ser certificada em relação às normas contratuais.
Estas normas, entretanto, garantem apenas que os produtos fabricados por um processo certificado tenham sempre a mesma qualidade. O fato de o processo ser certificado segundo as normas ISO 9000 não acrescenta qualidade aos produtos.
O ponto chave destas normas é a documentação do sistema da qualidade. Esta documentação pode ser dividida nos documentos da qualidade (que descrevem o processo) e nos registros da qualidade (que registram os resultados do processo). É também nesta documentação que são detectadas a maior parte das não-conformidades às normas.
Auditoria da qualidade é um processo sistemático, documentado e independente, para obter evidência da auditoria e avaliá-la objetivamente para determinar a extensão na qual os critérios de auditoria são atendidos. O uso de auditoria interna da qualidade é decisivo para implantar, manter e melhorar sistemas de gestão da qualidade dentro de uma empresa de prestação de serviços de manutenção. Este trabalho mostra os passos principais das auditorias internas, seu nascimento, história e também seus procedimentos.
PALAVRAS CHAVE: auditoria interna, processo, normas, gestão da qualidade.

2

INDICE
Introdução as normas da ISO

Relacionados

  • prestador de serviços e iso 9001
    40422 palavras | 162 páginas
  • Ferramentas da qualidade
    169237 palavras | 677 páginas