Intreodução a administração

806 palavras 4 páginas
INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO

Curso de Turismo

Profª Juliana Parra

AULA 1

CONCEITO

Administração é uma palavra antiga, associada a outras que se relacionam com o processo de tomar decisões sobre recursos e objetivos. A palavra administração vem do latim, assim como manejo ( que corresponde ai inglês management )e gestão ( que corresponde ao espanhol gestión e ao francês gestion), este tendo o mesmo significado:um processo dinâmico de tomar decisões, utilizando os recursos possibilitando a realização dos objetivos.

Administração ou gestão de empresas supõe a existência de uma instituição a ser administrada ou gerida. Consideramos então um grupo de pessoas, num determinado ambiente orientados para um objetivo comum que é a empresa. A Empresa aqui, significa o empreendimento, os esforços humanos organizados , feitos em comum e visando um fim específico, um objetivo. Estas instituições ou empresas podem ser de caráter privado ou público, com ou sem fins lucrativos.

A necessidade de organizar os estabelecimentos nascidos com a revolução industrial levou os profissionais de outras áreas mais antigas e maduras a buscar soluções específicas para problemas que não existiam antes. Assim a pesquisa de métodos especiais para administrar estes empreendimentos deu origem aos rudimentos da ciência da administração.

DESENVOLVIMENTO DO CONCEITO

A admnistração como ciência , pode ser considerada como ciência humana ou sociais, pois trata dos agrupamentos de pessoas. Do ponto de vista histórico , pode ser considerada uma especialização do direito, como também da economia.

Exemplos disso são as primitivas tribos, que quando estavam reunidas e com o intuito de defenderem-se, utilizavam-se de ações baseadas nos princípios do Direito , ja nas ações quantitativas seguem as bases da Economia.

Administração, significa ação. Sendo assim administrar é um processo dinâmico que visa, tomar , realizar e direcionar ações , utilizando dos recursos para atingir

Relacionados