Intoxica por kalanchoe blossfeldiana em cães

3559 palavras 15 páginas
Intoxicação experimental por Kalanchoe Blossfeldiana (Crassulaceae) em cães

955

DOI: 10.5216/cab.v11i4.1872

INTOXICAÇÃO EXPERIMENTAL POR Kalanchoe Blossfeldiana
(CRASSULACEAE) EM CÃES
Leandro Bertoni Cavalcanti Teixeira,1 Raimundo Alberto Tostes,2 Silvia Franco Andrade,3
Michiko Sakate4 e Raquel Ferraz Laurenti5
1. Docente da disciplina de Anatomia Patológica Veterinária do Centro Regional Universitário de Espírito Santo do Pìnhal.
E-mail: le-teixeiravet@hotmail.com
2. Docente da disciplina de Anatomia Patológica Veterinária do Centro Universitário de Maringá
3. Professora doutora docente da disciplina de Clínica Médica de Pequenos Animais da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
4. Professora doutora docente da disciplina de Clínica Médica de Pequenos Animais da FMVZ UNESP-Botucatu
5. Médica veterinária autônoma.

RESUMO
Este estudo visou à avaliação clínica e laboratorial da administração oral de Kalanchoe blossfeldiana a cães. Para isso foram utilizados doze cães, adultos, com idade entre dois a cinco anos, sem predileção de sexo ou raça. Os animais receberam extratos de K. blossfeldiana e foram monitorados clínica e laboratorialmente através de hemograma, dosagem sérica de creatinoquinase (CK), alaninoaminotransferase (ALT), fosfatase alcalina (FA) e eletrocardiograma acerca das alterações provocadas pelos princípios tóxicos da planta. A avaliação dos animais não

revelou nenhuma alteração clínica e/ou laboratorial, estando os valores das enzimas CK, ALT, FA e hemograma dentro dos valores normais. No exame eletrocardiográfico todos os animais apresentaram normalidade de ritmo (arritmia sinusal), eixo cardíaco e nas medidas das ondas, não sendo evidenciado nenhum indício de necrose ou isquemia cardíaca. Os resultados mostraram que o extrato de K. bloosfeldiana não produz um quadro de intoxicação em cães nas condições em que foi desenvolvido o experimento.

PALAVRAS-CHAVES: Cães, Crassulaceae, intoxicação, Kalanchoe.

ABSTRACT
EXPERIMENTAL INTOXICATION BY

Relacionados

  • engenharia
    56158 palavras | 225 páginas