intolerancia a frutose

Páginas: 3 (712 palavras) Publicado: 16 de outubro de 2013
Frutose


A frutose é um importante carboidrato encontrado no organismo humano e na maioria das plantas. Seu nome é originário da palavra latina fructus, já que as frutas são uma importante fontede frutose.
Encontra-se em frutas e alguns vegetais, são ingeridos regularmente na nossa alimentação. Sendo sintetizada no organismo a partir da glicose, via sorbitol. A frutose é considerada umaçúcar, sendo um composto sólido, incolor, cristalino e solúvel em água. Os açúcares são carboidratos e apresentam carbono, hidrogênio e oxigênio na sua composição em uma proporção de 1:2:1.Metabolismo da frutose

A frutose é primariamente metabolizada no fígado, apesar de o intestino e os rins possuírem enzimas necessárias para o seu catabolismo. Sua rápida entrada no hepatócito é mediadatambém pela GLUT 2, não havendo gasto de energia ou necessidade do estímulo pela insulina. No hepatócito, a frutose é rapidamente fosforilada no carbono 1, em uma reação mediada pela frutoquinase oucetoquinase, ou no carbono 6, em uma reação mediada pela hexoquinase. A maior parte da frutose é fosforilada no carbono 1, pois a hexoquinase tem maior afinidade com a glicose7.
Intolerância à Frutose(onde está o erro)
A doença metabólica, chamada de intolerância à frutose ou fructosemia, pode se manifestar por herança genética ou na idade avançada. Se não tratada, a fructosemia pode causar ahipoglicemia (baixo nível de açúcar no sangue) e distúrbios no fígado.
Podendo ser genética quando a transmissão se dá através de genes e apresenta a medida que o lactente abandona o leite materno ecomeça a ingerir frutas e verdura. Ou pode se apresentar quando o intestino vai envelhecendo, começando a perder as enzimas que realizam a transformação de açúcar em moléculas (quebram as moléculas deproteínas).





Sintomas/ onde surge
A manifestação clinica são relacionadas as dispepsia, pois as bactérias presente no aparelho digestivo se fermentam se transformando em gases; devido não...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Intolerância a Frutose ( Frutosemia)
  • Frutose
  • FRUTOSE
  • Intolerancia
  • Intolerância
  • INTOLERÂNCIA
  • intolerancia
  • Intolerância

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!