INTOLER NCIA LACTOSE

827 palavras 4 páginas
INTOLERÂNCIA À LACTOSE

Intolerância a Lactose é o nome que se dá a incapacidade parcial ou completa de digerir o açúcar existente no leite e seus derivados. Ela ocorre quando o organismo não produz, ou produz em quantidade insuficiente, uma enzima digestiva chamada Lactose, que quebra e decompõe a Lactose, ou seja, o açúcar do Leite.
Como conseqüência, essa substancia chega ao intestino grosso inalterado. Ali, ela se acumula e é fermentada por bactérias que fabricam ácido Lático e gases, promovem maior retenção de água e o aparecimento de diarréias e cólicas.
É importante estabelecer a diferença entre alergia ao leite e a intolerância a Lactose. A alergia é uma reação imunológica adversa as proteínas do leite, que se manifesta após a indigestão de uma porção, por menor que seja, de leite ou derivados. A mais comum é a alergia ao leite de vaca, que pode provocar alterações no intestino, na pele e no sistema respiratório (tosse e bronquite, por exemplo).
A intolerância a Lactose é um distúrbio digestivo associado a baixa ou nenhuma produção de Lactose pelo intestino delgado.Os sintomas variam de acordo com a maior ou menor quantidade de leite e derivados ingeridos.
Pesquisas mostram que 70% dos brasileiros apresentam algum grau de intolerância a Lactose, que pode ser leve, moderado ou grave, segundo o tipo de deficiência apresentada.
TIPOS
1- Deficiência Congênita – Por um problema genético, a criança nasce sem condições de produzir Lactose ( forma rara, mas crônica).
2- Deficiência Primaria – Diminuição natural e progressiva na produção de Lactose a partir da adolescência e até o fim da vida (forma mais comum).
3- Deficiência Secundária – A produção de Lactose é afetada por doenças intestinais, como diarréias, síndrome do intestino irritável, doença de crohn, doença Celíaca, ou alergia a proteína do leite, por exemplo. Nesses casos, a intolerância pode ser temporária e desaparecer com o controle da doença de base.
Sintomas
Os sintomas da intolerância à lactose se

Relacionados

  • Intoler Ncia Lactose
    1288 palavras | 6 páginas
  • A INTOLER NCIA LACTOSE
    1965 palavras | 8 páginas
  • Caso Bioqu Mico 01 Gastroenterite Infecciosa Infantil E Intoler Ncia A Lactose
    403 palavras | 2 páginas