Caso Bioqu Mico 01 Gastroenterite Infecciosa Infantil E Intoler Ncia A Lactose

403 palavras 2 páginas
Caso bioquímico 01: Gastroenterite infecciosa e metabolismo da lactose
N.N. sexo feminino nasceu de parto normal, com peso 3,4 kg e estatura de 50 cm. Alimentada por aleitamento materno até a 8° semana de vida. N.N. desenvolveu-se normalmente até então. Dias após a introdução de alimentação por mamadeiras, N.N. foi internada no Hospital do Grajau com febre, diarreia e sinais de desidratação. A seguir, foi hidratada oralmente com soro fisiológico glicosilado durante 24 horas. Com a reintrodução da mamadeira preparada com o mesmo leite em pó utilizado anteriormente, fez retornar o quadro de diarreia. Assim, N.N. passou a ser alimentada com leite de outra composição, com baixo teor de lactose (1%). Durante as duas semanas que se seguiram, N.N. deixou de produzir fezes diarreicas, ganhou peso e retornou, sem problemas à alimentação anterior e cujo teor de lactose (7%) é o mesmo no leite humano.
Em relação ao problema anterior responda as seguintes questões:
1. Demonstre as configurações estruturais para alfa D – glicose, beta D - frutose e beta L – galactose.
2. Represente a configuração estrutural da sacarose, lactose e maltose indicando o tipo de ligação glicosídica entre os açúcares.
3. Explique como ocorre a degradação metabólica dos principais açúcares da dieta (amido, sacarose, lactose e celulose) indicando as principais enzimas responsáveis por esta degradação, seus respectivos locais de atuação e a subsequente absorção dos produtos formados.
4. Explique e represente esquematicamente as principais diferenças estruturais e funcionais dos seguintes polissacarídeos: amido, celulose e glicogênio.
5. Explique o que se entende por intolerância à lactose e de que forma ela pode ocorrer?
6. Como a gastroenterite infecciosa que acometeu a paciente afetou a metabolização da lactose contida no leite das mamadeiras?
7. Nas fezes da paciente foi detectada a presença de açúcar redutor. Explique em que consiste poder redutor e dentre os principais monossacarídeos e

Relacionados