Intermediação Financeira

Páginas: 31 (7629 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014
UNIVERSIDADE PAULISTA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO – ICSC
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO







MERCADO FINANCEIRO
Intermediação Financeira









SÃO PAULO
2012








MERCADO FINANCEIRO
Intermediação Financeira










SÃO PAULO
2012
Sumário







Introdução

Em intermediação financeira analisaremos a função deIntermediários Financeiros, o papel dos agentes e a necessidade de haver intermediação na economia.
A função do intermediário financeiro é direcionar recursos de agentes superavitários para aqueles carentes de capital para investimento.
Veremos também a maioria dos temas envolvidos nesse processo, verificando assim a importância de se ter meios de uma atividade econômica, a compreensão da economia irápermitir que tenhamos uma melhor relação entre resultados agregados e o desempenho dos vários agentes econômicos.
Identificaremos a essência da economia que é decidir sobre seus recursos escassos, visando produzir bens e serviços orientados ao atendimento dos objetivos de toda a sociedade.
A satisfação das necessidades fundamentais como alimentação, saúde, habitação e segurança é facilitadapelos serviços financeiros, e eles são proporcionados pelos intermediários que são os bancos e outras entidades que fazem parte do Sistema Financeiro Nacional.
Banco é uma das instituições financeiras componentes do Sistema Financeiro Nacional (SNF), organizada para intermediar recursos. Esses são expressos principalmente sob a forma de moeda e títulos, sendo a moeda o facilitador de trocas entreos agentes econômicos.

1.1 Escassez e rendimentos decrescentes

É por meio do conhecimento da economia que se temos uma visão ampla e crítica do funcionamento do mercado financeiro, podendo assim responder á diversas questões como : poupança, investimento, desenvolvimentos etc.
A economia procura compreender a decisão de utilização de recursos produtivos escassos ( terra, capital etrabalho), que carregam um custo de oportunidade, no processo de transformação e produção de diversos bens e serviços, e a sua distribuição para consumo.
As sociedades econômicas enfrentam três problemas fundamentais e determinados pela lei da escassez: o que e em que quantidade produzir; como produzir; para quem produzir.
Esses problemas são comuns a todas as sociedades econômicas, porem respondidas deformas diferentes. Economias menos desenvolvidas regulam essas questões de forma menos eficiente, com recursos tecnológicos limitados, outras seguem conceitos culturais e religiosos, as sociedades econômicas mais liberais costumam delegar ao mercado soluções dos problemas por um sistema de preços e de livre comércio.
Se os produtos existissem em abundância na natureza e a economia pudesse serdistribuir de formas ilimitadas seus bens produzidos, os problemas descritos não existiriam. Assim como as necessidades humanas estariam plenamente satisfeitas.
Os bens livres, conhecido como ar puro, por exemplo, são cada vez menos frequentes, dando lugar á bens econômicos, que sempre apresentaram algum nível de escassez e valor econômico. Cabendo assim á sociedade a decisão sobre os produtos aserem produzidos e consumidos.
A alternativa para essa decisão econômica seria a melhor seleção dos produtos escassos: quanto mais o governo aplicarem em estradas, menos recursos restam para educação e assim por diante. Ou seja, quanto mas a sociedade consumir hoje, menor sua capacidade de poupança, menor será a capacidade de geração de riquezas.
Toda sociedade econômica deve indicar como osrecursos devem ser alocados para a produção de um produto e sua transferência para a fabricação de outro bem. Essa é a lei da substituição, toda vez que se deseja obter quantidades adicionais de um bem, é necessário sacrificar quantidades de outro.
A economia alerta, ainda , para a lei dos rendimentos decrescentes, onde verifica a relação entre o fator de produção(mãe de obra, por exemplo) e o bem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Intermediação Financeira
  • Intermediação financeira e Sistema Financeiro Nacional
  • Actividades de intermediação turistica
  • Contrato de Intermediação Imobiliaria
  • contrato de remuneracao para intermediacao
  • Mercado Financeiro
  • Contrato Intermediacao Administracao
  • Contrato de intermediação Imobiliaria

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!