relatorio tecnico

Páginas: 85 (21047 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014












Cadeias de Comercialização de Produtos Florestais Não Madeireiros na Região Sul do Amapá

Relatório Técnico 2013






MACAPÁ-AMAPÁ
2013










Cadeias de Comercialização de Produtos Florestais Não Madeireiros na Região Sul do Amapá

Relatório Técnico 2013





MACAPÁ-AMAPÁ
2013
Expediente


Elaboração Técnica:
Claúdia Maria doSocorro Cruz Fernandes Chelala – Coordenadora
André Lucas de Luna Santos
Keila Priscila Carvalho Monteiro
José Otávio dos Santos Junior



Coleta de dados:
Claúdia Maria do Socorro Cruz Fernandes Chelala – Coordenadora
André Lucas de Luna Santos
Keila Priscila Carvalho Monteiro
José Otávio dos Santos Junior



Apoio Técnico:

Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia do AmapáInstituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Pará
Apoio Financeiro:


Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada


APRESENTAÇÃO
A extração dos produtos florestais não madeireiros (PFNM) no Brasil é de grande importância social, econômica e ambiental. Apresenta-se como uma forma de exploração sustentável, pois na maioria das vezes, não implicana remoção dos indivíduos das espécies. Há tempos, populações tradicionais, extrativistas, ribeirinhas e agricultores familiares utilizam produtos não madeireiros (frutos, fibras, resinas, plantas medicinais, utensílios entre outros) para subsistência e renda. Apesar da relevância do tema, há poucas informações sobre o mercado das espécies florestais não madeireiras, constituindo dessa forma umfator crítico para a gestão das florestas.
O mercado internacional desses produtos é relativamente conhecido, todavia, o mesmo não ocorre sobre a cadeia de produção e comercialização no mercado doméstico. Não há, nos sistemas de dados oficiais, uma lista completa de produtos florestais que são comercializados, principalmente no que diz respeito às espécies locais e regionais, como várias espéciesmedicinais e frutíferas. No estado do Amapá, bem como em todos os estados da Amazônia Legal, há uma carência de dados sobre o mercado de muitos produtos não madeireiros de valor local ou regional e sua relevância para as populações rurais e urbanas envolvidas nas cadeias de produção. As estatísticas oficiais não detectam as espécies extrativistas que possuem mercado local, bem como as recentesdemandas por produtos para atender as indústrias cosméticas no mercado nacional e internacional.
Em razão da relevância do tema exposto, o Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Pará (Idesp), apoiado pela Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia do Amapá (Setec), desenvolveu o estudo sobre as cadeias de comercialização dos PFNM do Estado do Amapá, como forma de contribuircom informações para a formulação de políticas públicas. Assim foi firmado o Termo de Cooperação Técnica e Financeira TCTF Nº 02/2010, tendo sua vigência iniciada em abril de 2013, e tem como objetivo identificar e analisar as cadeias de comercialização dos PFNM na Região sul do Amapá (Mazagão, Laranjal do Jari e Vitória do Jari).
Os resultados destas pesquisas podem contribuir para oentendimento da economia dos PFNM nos três municípios do Amapá, destacando as potencialidades econômicas e identificando entraves (produção e comercialização) desses diversos produtos, evidenciando os não detectados nas estatísticas oficiais, contribuindo com a conservação e gestão florestal.
O presente relatório contempla os resultados das análises das cadeias de comercialização dos PFNM da Região Sul doAmapá.
RESUMO

Na busca do desenvolvimento sustentável, o estado do Amapá necessita de atividades econômicas produtivas que dinamizem e gerem renda às populações locais, que evitem o desmatamento, que agreguem valor aos produtos e que reduzam as desigualdades entre regiões. O método das Contas Sociais Ascendentes Alfa (CSα) aplicado neste estudo, utilizando o modelo Matriz Insumo-Produto,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatorio tecnico
  • Relatório técnico
  • relatorio tecnico
  • relatorio tecnico
  • relatório tecnico
  • Relatorio tecnico
  • relatório tecnico
  • Relatorio técnico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!