Interferentes endocrinos-propiedades fisico quimicas

1203 palavras 5 páginas
PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS MAIS RELEVANTES
O destino e o comportamento dos interferentes endócrinos, tanto no organismo como no meio ambiente, estão diretamente relacionados com suas propriedades físico-químicas. Portanto, para que se possa compreender os efeitos destas substâncias no meio ambiente, suas propriedades físico-químicas necessariamente devem ser usadas como ferramentas durante os estudos.
Solubilidade em água
A solubilidade em água (sat) é definida COMO sendo a concentração máxima de uma substância dissolvida em água pura, a uma dada temperatura. Nas águas superficiais, a solubilidade é fortemente dependente da temperatura, do pH, dos sais dissolvidos ou ainda da existência de substâncias húmicas ou materiais suspensos. Todavia, os valores experimentais são também úteis para se determinar o grau de hidrofobicidade (Kow) de uma determinada substância2-4,29,31.
Para substâncias gasosas ou que apresentam elevada volatilidade, a solubilidade em água é definida pela lei de HENRY, que descreve uma relação linear entre a atividade de uma espécie volátil na fase aquosa e sua atividade na fase gasosa. Ou seja, a solubilidade de um gás em um líquido é proporcional à pressão parcial deste gás, quando em contato com o líquido29-31.
Coeficiente de partição
Partição é a distribuição de uma substância química entre duas fases, seja ela abiótica COMO água, sedimentos suspensos ou de fundo, ou biótica COMO plantas e animais, que estão em equilíbrio ou estado estacionário. É expressa pela razão da concentração da substância química nas duas fases avaliadas30,31.
Hidrofobicidade
O grau de hidrofobicidade de uma substância é representado pelo coeficiente de partição octanol/água (Kow), ou seja:

onde: Coctanol é a concentração da substância em n-octanol e Cágua é a concentração da substância em água.
O n-octanol é empregado uma vez que apresenta tanto características hidrofóbicas como hidrofílicas. Portanto, uma ampla faixa de substâncias apresenta valores

Relacionados