interanssante

935 palavras 4 páginas
Sublimação do Gelo Seco

Uma das características do gelo seco é a capacidade de passar diretamente do estado sólido para o estado gasoso. O composto de dióxido de carbono (CO2) é solidificado e resfriado a -78º C e quando entra em contato com a atmosfera, se transforma para o estado gasoso. Processo esse chamado de sublimação. Nesse estado, as ligações entre o átomo de carbono e os dois de oxigênio são frágeis e por isso, quando em pressão normal, suas moléculas se soltam e vão direto para o estado gasoso. Para atingir o estado líquido do gás carbônico seria necessário obter a pressão de cinco atmosferas. Na escola, aprende-se sobre os estados físicos da água: Sólido - quando a mesma se torna gelo;
Líquido - a água que se encontra nas chuvas, nos mares, rios, piscinas, fontes;
Gasoso - quando a água evapora, seja ao esquentá-la no fogo, na calefação ou em seu processo natural (na evaporação que antecede as chuvas e completa o ciclo da água).

A sublimação é o processo pelo qual uma substância sólida se transforma em um gás, vapor, sem passar pelo estado líquido. Além do gelo seco, esse processo se dá em outras substâncias como: o arsênico, a cânfora, naftalina, iodo e outros. A cânfora, por exemplo, é uma árvore nativa do Oriente, comum em Taiwan, no Japão e na China.

Ela possui uma substância branca com forte odor, que é retirado de sua seiva. A planta tem um cheiro penetrante e um gosto amargo e, além disso, é quase indissolúvel em água; porém, em álcool, éter e outros solventes se dissolve facilmente. Ela é usada como incenso e seu poderoso odor afasta as aranhas e as traças, funcionando como inseticida. A cânfora, assim como o gelo seco e os elementos citados sofrem essa mudança de estado em temperatura e pressão ambiente.

Sublimação e Ressublimação A sublimação possui dois processos: a sublimação e ressublimação. A ressublimação acontece quando há passagem do estado gasoso para o estado sólido. Um bom exemplo de

Relacionados

  • ambiente dos negócios no Brasil
    1153 palavras | 5 páginas