Intemperismo

Páginas: 5 (1179 palavras) Publicado: 2 de outubro de 2014







INTEMPERISMO FÍSICO















FACULDADE UNIARAXÁ
ARAXÁ/2014
FREDERICK OLIVEIRA MARQUES, JONATHAN AVILA AFONSO, MURILO HENRIQUE DE SOUZA e THIAGO??????????????.






TIPOS DE INTEMPERISMO FÍSICO








Projeto elaborado para fins de avaliação parcial da Disciplina de GEOLOGIA E GÊNESES DOS SOLOS, do Curso de Engenharia Ambiental daFaculdade UNIARAXÁ, sob a orientação do Prof. Renato Capucho Reis.







FACULDADE UNIARAXÁ
ARAXÁ/2014
Introdução?



















Intemperismo Físico
O intemperismo, também conhecido como meteorização, consiste na alteração física e química das rochas e de seus minerais. É um importante agente no processo de formação de solos e modelador do relevo.
Processos deintemperismo físico: Variação de temperatura Alívio de pressão Crescimento de cristais Hidratação dos minerais Processos físico—biológico
Tipos de intemperismo:
Intemperismo químico: Quebra da estrutura química dos minerais que compõe a rocha ou sedimento (material de origem). As rochas, então, sofrem um processo de decomposição. A intensidade deste intemperismo é relacionada com a temperatura,pluviosidade e vegetação, ocorrendo principalmente nas regiões intertropicais.
Intemperismo físico: Desagregação ou desintegração do material de origem (rocha ou sedimento) sem que haja alteração química dos minerais constituintes. Ele, portanto, causa uma desagregação de fragmentos cada vez menores, conservando as características de seus minerais, aumentando a superfície de contato dos fragmentos, oque colabora com o intemperismo químico. Em regiões desérticas e de clima semiárido esse processo é mais intenso.

Esquema que demonstra a desagregação da rocha e o aumento de sua superfície de contato
Material de origem
„ É o material intemperizado, de natureza mineral ou orgânica que deu origem aos solos por processos pedogenéticos. Esse material pode já ter sofrido transporte e deposição, oque é muito comum nas condições de clima tropical. O material de origem é constituído por minerais com diferentes graus de suscetibilidade ao processo de intemperismo o qual pode ser físico, químico e biológico. Ele pode estar relacionado com vários atributos do solo: químico, granulométrico, morfológico e mineralógico. Rochas basálticas dão origem a solos de textura argilosa ou muito argilosaenquanto que solos derivados de arenito são arenosos. Materiais de origem ricos em quartzo conferem ao solo cor clara.

Dentre os fatores que influenciam o intemperismo, tem-se, principalmente:
Clima: principal agente do intemperismo, pois ele determina a quantidade de chuva e temperatura que atingirá a rocha, alterando quimicamente seus minerais. O clima também determina a quantidade de ventos, oque altera fisicamente as rochas.
Relevo: Ele determina o fluxo de água e sua infiltração no solo. Em terrenos mais íngremes, a infiltração da água no solo será baixa, enquanto que em superfícies mais aplainadas ela será maior. Isso é importante, pois quanto mais tempo de contato entre água e rocha, mais reações químicas, aumentando assim a intensidade do intemperismo.
Existem também outrosfatores que influenciam o intemperismo, tais como a composição mineral das rochas, o tempo cronológico, cobertura vegetal e a rocha-mãe.
-O intemperismo transforma a rocha de estado maciço para estado clástico. O grau de alteração da rocha diminui sua resistência mecânica. Dependendo do clima, o intemperismo químico ou físico pode predominar. Os principais produtos do intemperismo são osargilominerais.


Fatores de formação dos solos
Alguns fatores tornam mais propícias as condições para a ocorrência do Intemperismo. Conheça agora alguns desses fatores e entenda melhor esses processos.
„ Na paisagem, os solos diferenciam-se devido à ação de seus fatores de formação, cuja atuação é de caráter independente.
Os fatores de formação do solo são:
- Material de origem
- Clima
- Relevo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Intemperismo
  • Intemperismo
  • Intemperismo
  • Intemperismo
  • Intemperismo
  • Intemperismo
  • Intemperismo
  • intemperismos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!