inteligência aritficial

623 palavras 3 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO PLANALTO DO DISTRITO FEDERAL – UNIPLAN

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Brasília 23 de maio de 2013
O termo "inteligência artificial" nasceu em 1956 no famoso encontro de Dartmouth. Dentre os presentes a este encontro incluíam-se Allen Newell, Herbert Simon, Marvin Minsky, Oliver Selfridge e John McCarthy. No final dos anos 50 e início dos anos 60, os cientistas Newell, Simon, e J. C. Shaw introduziram o processamento simbólico. Ao invés de construir sistemas baseados em números, eles tentaram construir sistemas que manipulassem símbolos. A abordagem era poderosa e foi fundamental para muitos trabalhos posteriores.
O grande desafio da IA é entender como a inteligência natural funciona. Desenvolver IA não é como criar um coração artificial. Os cientistas não têm um modelo simples e concreto para começar a trabalhar. Nós sabemos que o cérebro contém bilhões de neurônios e aprendemos por meio de conexões elétricas estabelecidas nestes neurônios. Mas não sabemos exatamente como essas conexões estão relacionadas com o pensamento profundo e com as operações mais simples. O circuito é muito complexo e incompreensível.
A partir de algoritmos baseados em probabilidades, capazes de subtrair significados a partir de uma grande quantidade grande de informações, pesquisadores descobriram que não era preciso ensinar a um computador como realizar uma tarefa. Basta informar a máquina como um ser humano contornaria determinado obstáculo para que ela seja capaz de reproduzir o comportamento nas mesmas condições. O uso de algoritmos genéticos também foi essencial para o desenvolvimento da inteligência artificial como a conhecemos atualmente.
Esta técnica consiste em vasculhar pedaços de códigos gerados aleatoriamente e selecionar somente aqueles que proporcionem o melhor desempenho. A combinação de vários pedaços constitui um novo código, renovado constantemente e que torna

Relacionados

  • Inteligencia artificial - Xadrez
    1942 palavras | 8 páginas