Instumentos utilizadosna topografia

1634 palavras 7 páginas
Nome: Alexandre de Azevedo Marques RA: B202190
Índice

Principais instrumentos da topografia..........................................................pag03
Softwares para topogria...............................................................................pag05
Diferença entre planimetria e altimetria.......................................................pag06
Conclusão....................................................................................................pag07
Bibliografia...................................................................................................pag08

Principais equipamentos e programas para topografia Introdução
O temo Topografia deriva-se do grego: topos (lugar) e graphein (descrição). A Topografia é uma ciência que, com base na geometria e na trigonometria, busca descrever um local da superfície terrestre e representá-lo no papel (ou, mais recentemente, no computador).
A Topografia considera a superfície analisada como plana, desconsiderando a curvatura da superfície terrestre. Deste modo, as áreas levantadas devem ser de magnitudes de, aproximadamente, até 55 km2, de forma a analisar uma área plenamente contida em um plano imaginário que tangencia a superfície da Terra.
Para que seja possível o levantamento de dados topográficos em campo, assim como a tabulação e análise deste em escritório, são necessários diversos equipamentos e recursos computacionais. Neste tópico, serão apresentados os principais equipamentos e software utilizados na Topografia.

Equipamentos Dentre os equipamentos auxiliares para a execução de levantamentos topográficos, podem ser destacados: baliza, estaca, mira, prisma, trena, bússola, GPS, teodolito, nível e estação total. As balizas são peças metálicas, geralmente cilíndricas e rosqueáveis, que são fixadas no terreno. As

Relacionados