INSTRUMENTOS PARA MARTINOPOLES

1861 palavras 8 páginas
PLANEJAMENTO URBANO II – APLICAÇÃO DOS INSTRUMENTOS DE INDUÇÃO AO DESENVOLVIMENTO URBANO AO MUNICÍPIO DE MARTINÓPOLIS-SP

O processo da urbanização das cidades origina-se de um conjunto de ações por meio de relações políticas, sociais, econômicas e culturais, onde estas contribuem para o desgaste do ambiente e para a privatização do espaço público, gerando exclusão e segregação sócio-espacial. Para VASCONCELOS (1993) a cidade se configura como sede de um complexo sistema de relações humanas e é derivada das diversas atividades realizadas no espaço urbano.
Para tanto, são elaborados instrumentos de planejamento com a tentativa de promover a melhoria o desenvolvimento urbano, para cada uso dos municípios, de forma a interagir a ação do Poder Público com as necessidades da população.
Contudo, antes de aplicar os instrumentos faz-se necessário compreender, através de uma análise prévia, a evolução espacial da ocupação de Martinópolis, logo, observa-se que o desenho urbano da cidade consiste nos parâmetros dos municípios do oeste paulista. Entende-se que, a maior densidade populacional está situada próxima a linha de ferro (Estrada de Ferro Sorocabana), haja vista que trata-se da região de desenvolvimento inicial do núcleo urbano e que consequentemente gera uma separação econômica e social entre os dois lados da ferrovia, pois a linha férrea corta a cidade formando uma barreira urbana.
Após essa setorização temos ainda uma delimitação da cidade, elaborada através de dados geográficos e levando em consideração princípios do território: a ferrovia, como já citado, os rios e seu sistema de lazer, vias urbanas e rurais, segurança, educação e saúde do município.
...duas grandes Zonas – Zona Urbana e Zona de Expansão Urbana – dentro das quais estão inseridas cinco áreas com interesse especial denominadas: Área de Especial Interesse Social, Área de Ocupação Prioritária, Área de Usos Insalubres, Área de Proteção Ambiental, Área Urbana e Área de Expansão Urbana.

FIG.

Relacionados

  • 2012 LeniltonFranciscoDeAssis VRev
    85295 palavras | 342 páginas
  • livro0901 4535
    56974 palavras | 228 páginas