Instituto Federal De Minas Gerais

Páginas: 2 (401 palavras) Publicado: 15 de junho de 2015
Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Ouro Preto
Nome: Kátia Caroline Basílio
Turma: N3SEG1 Professora: Elaine

Ruído Ocupacional
Milhões de Trabalhadores estãodiariamente expostos aos ruídos. Essa exposição é um risco à saúde dos trabalhadores tendo perturbações em locais de trabalhos, na comunicação com as pessoas e etc.
 O ruído é considerado um riscofísico por conta de sua propagação, que se dá por meio de ondas mecânicas chamadas sonoras, cuja intensidade é medida em decibéis (dB).
A NR15 estabelece os limites de tolerância sendo que, os tempos deexposição aos níveis de ruído não devem exceder os limites de tolerância como, por 8 horas diárias o limite de tolerância é de 85 dB (A), a nível de ação é 80 dB (A), incluindo também o monitoramentoperiódico da exposição, a informação aos trabalhadores e o controle médico.
Não é só a intensidade de um ruído que determina o fator de periculosidade, mas a duração da exposição do mesmo é tambémmuito importante. Não é preciso um ruído excessivamente elevado para gerar problemas no local de trabalho.
A exposição pode colocar os trabalhadores perante a uma série de riscos como perda de audição,efeitos fisiológicos, stress relacionado com o trabalho, risco acrescido de acidentes e entre outros.  As consequências vão depender do nível de intensidade e do tempo de exposição.
As empresas sãoobrigadas legalmente a protegerem a segurança e saúde de seus empregados a todos os riscos no trabalho relacionados com o ruído.
A NR-6 apresenta uma lista de equipamentos de proteção individual como oEPI para proteção auditiva que pode ser de quatro tipos: protetor auditivo, protetor auditivo circum-auricular, protetor auditivo de inserção, protetor auditivo semi-auricular.
Para se ter controle épreciso seguir algumas normas e critérios como alguns destes: pesquisar e analisar o meio ambiente do trabalho e do trabalhador; realizar estudos, testes e pesquisas relacionados com a avaliação e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Recuperação de área degradada no instituto federal do sul de minas gerais – campus muzambinho
  • ACESSIBILIDADE DOS LABORATÓRIOS DO INSTITUTO FEDERAL DO NORTE DE MINAS GERAIS
  • FLORÍSTICA E FITOSSOCIOLOGIA ARBÓREA DE UM FRAGMENTO DE MATA ATLÂNTICA LOCALIZADO EM SÃO JOÃO EVANGELISTA, NO INSTITUTO...
  • Prevalência de diabetes nos alunos do ensino médio integrado do instituto federal do sudeste de minas gerais –...
  • Uma análise da aderência do plano de desenvolvimento institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e...
  • UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS PROJECTO TCC ANNIEL
  • Centro Federal De Educa O Tecnol Gica De Minas Gerais
  • Centro Federal De Educa O Tecnol Gica De Minas Gerais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!