Instalação do centos5.3

665 palavras 3 páginas
Direto ao assunto

O CentOS Linux se destaca por ser uma alternativa corporativa free, diferente do Red Hat Enterprise. Minha experiencia com ele começa ao me inserir na equipe de trabalho da nova empresa na qual fui contratado.

Então vamos seguir a instalação, tela a tela, do CentOS 5.3.

Instalação:

A tela acima é a de boot do sistema para a instalação, no qual se escolhe opções especiais de boot. Na maioria dos casos é algo desnecessário. Então apenas tecle ENTER para que dar início ao boot.

Essa tela é para a verificação do CD/DVD, caso queira ter certeza que está tudo ok com a mídia de instalação, selecione OK, caso não tenha necessidade, selecione SKIP.

Caso tenha interesse em saber as novidades e atualizações dessa versão, dê um clique em "Release Notes", caso contrário pode avançar clicando em "Next".

Na tela acima pode ser escolhido o idioma de instalação e também o idioma que o sistema usará como padrão. Nesse caso escolhi em inglês. Caso tenha apenas o CD1 de instalação, escolha a opção padrão, que é o inglês. Caso tenha o DVD, pode colocar em pt_BR (português do Brasil).

Escolha o layout de teclado.

Nessa parte será definido o layout dos HDs. Selecione no menu do topo a opção "Create Custom Layout" e assim poderá fazer o particionamento do jeito que bem entender.

Nessa tela você poderá fazer o particionamento, escolhendo o layout da forma que bem entender. Acredito que essa parte é bem intuitiva e que provavelmente você vai conseguir fazer sem muita dificuldade.

Tela de configuração do GRUB caso ache necessário ou pode apenas avançar. Caso ache necessária essa configuração, pode ser feita através dos menus, como criar senha para o boot, adicionar entradas ao menu de inicialização. Normalmente pode-se deixar a configuração padrão.

Continuando a instalação do CentOS

Aqui vamos configurar a rede. Se for deixar com IP dinâmico não é necessário fazer nenhuma alteração. Caso seja necessário colocar os IPs fixos,

Relacionados