Inside Job

Páginas: 2 (358 palavras) Publicado: 11 de abril de 2014
Trabalho Final da Disciplina:
TEORIA ECONÔMICA – 2013
Prof. Pery F. A. Shikida

Especializando(a): ................................................................................
(Entregar nopróximo sábado – 28/09/2013, trabalho individual, mas pode consultar os colegas; e tudo escrito, não pode ser nada digitado)

1) Uma empresa diz que o preço do bem “XX” aumentou de 11 para 13 e aquantidade procurada reduziu de 100 para 60 unidades e, mais tarde, por decorrência de intempéries de mercado, a situação se inverteu, ou seja, o preço diminuiu de 13 para 11 e a quantidade se elevou de60 para 100... O dono desta empresa te contrata como consultor e pergunta o que esta variação significa; o que você responderia para ele?
Trata-se de um bem com demanda elástica. Significa que seaumentar o preço do bem a demanda irá diminuir. Ou seja, demanda é inversamente proporcional ao valor do bem.


2) Imagine um mundo com somente 2 países pequenos, de igual tamanho, com economiasabertas, perfeita mobilidade de capitais. Um país, o país A, tem um sistema de taxa de câmbio flexível e o país B uma taxa de câmbio fixa. Se o país A adotar uma política monetária ativa (aumentar aoferta de moeda) o que você, como consultor, poderá prever que acontecerá com a renda do país A e também com a renda do país B (não precisa fazer gráficos, só escreva o ocorrerá com as rendas dos doispaíses)?



No país A:
O país A adota uma política expansionista, pois o aumento da oferta de moeda gera queda no valor de compra da moeda. Quanto mais moeda no mercado(meio circulante), menor será oseu valor de compra. Além do risco de gerar inflação, pois o valor dos bens irão aumentar.
Por outro lado esta medida incetiva o aumento das exportações, pois sua moeda tem valor menor e osprodutores se sentem motivados a exportarem. Lembrando que exportação traz divisas para o país exportador, ou seja, há um aumento nas reservas de moeda extrangeira.
No país B:
A economia de B não sofrerá...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Inside job
  • Inside job
  • Inside job
  • Inside job
  • Inside Jobs
  • Inside job
  • Job inside
  • inside job

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!