Inside jobs

Páginas: 3 (505 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Raphael Balducci Borges 2ºA Nº25
Inside Job: a verdade sobre a crise
A crise econômica de 2008 que começou nos Estados Unidos, mas acabou atingindo o mundo inteiro, tem todo o seu contexto edesenvolvimento contado no filme “Inside Job: A Verdade da Crise”. A Islândia é o país em quem o autor, Charles Fergunson, usa como referência para mostrar as consequências da crise. O PIB (ProdutoInterno Bruto) da Islândia era de 13 bilhões de dólares e a perda dos bancos chegou a 100 bilhões de dólares. O filme apresenta inúmeras informações sobre todo o sistema e as relações corruptas queocorreram. A catástrofe, que custou mais de $20 triliões, fez com que milhões de pessoas tenham perdido as suas casas e empregos.
Em 1981 o presidente Ronald Reagan escolheu para seu secretario dotesouro o CEO (Chief Executive Officer) do banco Merrill Lynch, Donald Reagan. Em 1982 a gestão de Reagan desregulou as economias das empresas financiadoras permitindo que elas fizessem investimentos derisco com o dinheiro dos depositantes, resultando numa crise de 124 bilhões de dólares.
Durante a década de 90 as empresas consolidaram em poucas companhias gigantes, algumas tão grandes que o seufracasso poderiam ameaçar o sistema. Em 1998 o Citicorp e o Travelers fundiram-se para formar o Citigroup, a maior empresa financeira do mundo, violando o ato “Glass-Steagall” (de 1933-1934 logo após agrande depressão, que proibia os bancos de usar os depósitos dos clientes em atividades de investimento de risco). Robert Gnaizda (diretor do instituto Greenlining) afirma em depoimento para o filme:“foi ilegal adquirir o Travelers. Greenspan não disse nada. O Federal Reserve deu uma isenção de um ano e então a lei perdeu validade.”. Sendo que depois em 1999 o congresso aprovou a lei “Gramm-Leach-Bliley” conhecida pela maioria como a lei que permitia a fusão do grupo Citigroup.
No começo da década de 90 a desregulação e os avanços em tecnologia levaram a um complexo avanço de produtos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Inside job
  • Inside Job
  • Inside job
  • Inside job
  • Inside job
  • Inside Jobs
  • Inside job
  • Job inside

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!