insônia

Páginas: 49 (12043 palavras) Publicado: 22 de abril de 2014
I – INTRODUÇÃO

Ocidente e Oriente dois Hemisférios no mesmo Planeta porém em Mundos diferentes
Nos últimos anos, é cada vez maior o número de países a utilizar recursos das medicinas alternativas, em especial os da Medicina Tradicional Chinesa, como forma de ampliar o leque das condutas terapêuticas e das práticas de promoção da saúde coletiva, dando uma contribuição extremamentesignificativa para a melhoria das condições de vida da população. É com base nesse objetivo que se torna cada vez mais comum e vem crescendo, gradativamente, o quadro de doenças tratadas por Acupuntura, Fitoterapia e outras práticas físicas e meditativas que, além de apresentarem resultados positivos na cura, acrescentam ao enfoque terapêutico um procedimento pedagógico, na medida em que se propõem arepensar o conceito e o ensino da saúde.
Os diferentes fenômenos que levaram as modificações sucessivas da visão da Medicina Ocidental Moderna não atingiram a Medicina Tradicional Chinesa. A dimensão integradora do homem e da natureza numa perspectiva de macro e microuniversos que postula a integridade do sujeito humano, constituída de aspectos psicobiológicos, sociais e espirituais, embasa dimensõestanto na Medicina Ocidental quanto na Medicina Oriental. No entanto, há diferenças no que concerne aos aspectos relativos à presença ou não de influência da natureza no ser humano, ou quanto ao diagnóstico e ao modelo terapêutico. Para a Medicina Tradicional Chinesa a influência da natureza desempenha um papel importantíssimo na determinação das constituições individuais, enquanto para aracionalidade médica ocidental esse elemento não é sequer considerado, já que é desprovido da base científica. Não constitui, portanto, objeto de investigação da ciência médica, que elege como objeto epidemiológico de seu sistema de doença, sua identificação, etiologia e classificação. Isso não significa que, para a Medicina Tradicional Chinesa não exista uma classificação das doenças. Existe, mas semimportância que assume perante a Medicina Ocidental.
Essa é apenas uma das várias divergências entre a Medicina Ocidental e a Oriental, outra é a forma como os Ocidentais tratam os pacientes, as doenças são diagnosticadas através de aparelhos de alta tecnologia, porém são tratados, em muitos casos, apenas os sintomas e não os fatores causadores desses sintomas, enquanto na Medicina Oriental odiagnóstico é feito apenas pela observação do paciente e o tratamento é direcionado aos fatores causadores da doença e não aos sintomas. No entanto, podemos observar que se o tratamento for direcionado para as causas da doença e não para os sintomas, o tempo desse tratamento irá ser bem curto, diferente do tratamento sintomático, onde o paciente realizará várias sessões e atingirá a cura parcial de suadoença, pois a causa não foi tratada. Isso faz com que o paciente fique dependente do tratamento Ocidental.
Seguindo essa linha de raciocínio, a Indústria Química é uma grande parceira da Medicina Ocidental, ou seja, infelizmente no mundo capitalista que vivemos, o intuito da Indústria Química é fazer com que através da Medicina Ocidental, as pessoas fiquem dependente de medicamentos o resto de suasvidas, consequentemente essas Indústrias cada vez mais ricas e as pessoas cada vez mais dependentes. É onde encontramos a resposta para a questão do governo que não incentiva os tratamentos alternativos com bases científicas como a Acupuntura, a Fitoterapia entre outros, pois estariam “salvando” essas pessoas da dependência química e tratando realmente a sua doença, e não apenas mascarando ossintomas.

II – INSÔNIA NA VISÃO DA MEDICINA OCIDENTAL


2.1 – DEFINIÇÃO
Insônia é a presença de um sono de qualidade inadequada ou insatisfatória, caracterizado por uma ou mais das seguintes queixas:
 dificuldade em adormecer
 dificuldade em manter o sono
 acordar cedo demais
 sono não-reparador
A insônia também envolve conseqüências diurnas, tais como:
 cansaço
 falta de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Insônia
  • INSONIA
  • Insônia
  • INSÔNIA
  • insônia
  • INSÔNIA
  • Insônia
  • insonia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!