Insônia

Páginas: 18 (4332 palavras) Publicado: 28 de junho de 2013
Insônia e Alterações do Sono.
Introdução

Estudos demonstram que aproximadamente 1/4 das pessoas adultas apresentam queixas relacionadas ao sono como: dificuldade para iniciar ou manter o sono, despertar precoce, sonolência diurna, pesadelos, terror noturno, entre outras.
Normalmente, a grande maioria dos adultos dorme entre 7 e 8 horas por noite. Há ainda dois outros grupos de indivíduosnormais que dormem menos ou mais do que estas 7 ou 8 horas, e se sentem refeitos após uma noite de sono. Todos estes indivíduos apresentam padrões normais de sono. Além destas variações individuais, a quantidade necessária de sono também oscila ao longo da vida sendo que as crianças precisam de mais horas e os idosos, de menor quantidade de sono.
A alternância entre dois estágios, o sono REM (rapideye moviment) e sono NREM (não-REM), constitui o sono normal. O sono NREM é subdividido em quatro estágios (I, II, III e IV, sendo os estágios III e IV conhecidos como sono delta – estágios mais profundos do sono), sendo que o padrão característico no eletroencefalograma (EEG) é a ocorrência de ondas sincronizadas. O sono REM tem por característica um EEG de baixa amplitude, alta frequência eondas dessincronizadas e é neste estágio que normalmente sonhamos.
Quanto aos distúrbios do sono, podemos dividi-los em quatro grandes grupos: o primeiro engloba transtornos que cursam com dificuldades para adormecer ou permanecer dormindo, que são as insônias (grupo A). O segundo grupo (B) é composto pelas patologias que dão sonolência excessiva durante o dia. O terceiro grupo engloba as alteraçõesdo ciclo sono/vigília (grupo C), e o quarto diz respeito às parassonias (sonambulismo, terror noturno, bruxismo etc. – grupo D).
O DSM-IV-TR classifica estes grupos dentro dos transtornos primários do sono, e traz ainda os transtornos secundários a outras condições (Tabela 1).
 
Tabela 1: Classificação dos transtornos de sono do DSM-IV-TR
Transtornos primários do sono
Dissonias
ParassoniasInsônia primária
Transtorno de pesadelo
Hipersonia primária
Transtorno de terror noturno
Narcolepsia
Transtorno de sonambulismo
Transtorno do sono relacionado à respiração
Parassonia SOE
Transtorno do ritmo circadiano do sono
 
Dissonia SOE
 
Transtornos do sono relacionados a outro transtorno mental
Insônia relacionada a...
Hipersonia relacionada a...
Outros transtornos do sonoTranstorno do sono devido a... (indicar a condição médica geral)
Transtorno do sono induzido por substancias
 








Insônia
A insônia é a percepção subjetiva de insatisfação com a quantidade ou qualidade do sono. Trata-se de um sintoma que engloba queixas como dificuldade para iniciar ou manter o sono, despertar precoce e incapacidade de voltar a dormir, além de sono não-reparador.Acarreta comprometimento do alerta diurno e das funções cognitivas, gerando alterações de humor e decréscimo da qualidade de vida.
Ao avaliarmos o paciente, é fundamental a diferenciação da insônia como um componente fundamental de uma síndrome ou como manifestação secundária à presença de outras patologias gerais ou psiquiátricas, ressaltando-se o fato de que a própria insônia pode antecipartranstornos mentais, como depressão, ansiedade, entre outros. A busca de um diagnóstico etiológico adequado é prioridade e a utilização de informações complementares obtidos com parceiro ou com familiares do paciente pode contribuir para tal.
É de uma condição bastante prevalente na prática médica, já que aproximadamente 10% da população apresenta insônia crônica e este percentil atinge cerca de 35%nas formas agudas e transitórias.
Os fatores de risco para insônia incluem sexo feminino, envelhecimento, presença de condições clínicas e psiquiátricas diversas, aposentadoria, ciclo sono-vigília irregular e trabalho em turnos alternados.
As insônias podem ser classificadas segundo alguns parâmetros, conforme especificado na Tabela 2.
 
Tabela 2: Classificação da insônia
Duração
Forma de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Insônia
  • INSONIA
  • insônia
  • Insônia
  • INSÔNIA
  • insônia
  • INSÔNIA
  • insonia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!